
Copyright © 2008–2010 Sebastian Kügler
O Plasma, é a interface base do usuário para o ambiente de trabalho.
Índice

O Plasma oferece um ambiente moderno e personalizável para executar os seus aplicativos favoritos e acessar suas informações, onde quer que esteja. Outros atributos comuns do Plasma Desktop incluem o gerenciamento avançado das janelas e os efeitos da área de trabalho, suporte para os widgets gráficos do KDE Plasma, pesquisa integrada, gerenciamento de hardware e um grau elevado de personalização.

A essência do Plasma gira em torno de dois conceitos básicos:
- Widgets do Plasma
Miniaplicativos ou pequenos aplicativos que residem no ambiente de trabalho.
- Contêineres
Miniaplicativos que atuam como recipientes para os widgets do Plasma
Em um ambiente de trabalho padrão, existem dois elementos principais: o Painel e a Área de Trabalho em si. Ambos são contêineres, no contexto do Plasma.
Nota
A área de trabalho Plasma pode ser configurada de inúmeras formas. A imagem abaixo mostra uma área de trabalho relativamente normal. Algumas distribuições aplicam várias personalizações e, dessa forma, sua área de trabalho poderá parecer diferente.
De forma semelhante, a aparência gráfica dos elementos da interface pode mudar o seu estilo. Estas imagens usam o Breeze, o estilo padrão do Plasma.

O lançador de programas. Normalmente será o Lançador de aplicativos.
Alguns ícones que permitem acessar facilmente os aplicativos usados com frequência
Gerenciador de tarefas, que mostra os títulos das janelas que pertencem aos aplicativos em execução. Nenhum aplicativo tinha aberto qualquer janela quando a imagem foi obtida
Widget Relógio digital
Caixa de ferramentas da área de trabalho
Widget Exibição de pastas, que mostra o conteúdo da pasta 'Desktop'

O painel padrão contém alguns widgets do Plasma. Iniciando pela esquerda, existe o lançador de aplicativos. Você pode usá-lo para iniciar aplicativos, abrir arquivos recentemente abertos e acessar as opções usuais de fechar sessão/desligar. Existe também uma estrutura que permite-lhe navegar por seus aplicativos. A aparência foi otimizada para o uso mais comum: iniciar um aplicativo. A aba padrão é a Favoritos, que mantém os itens mais usados. No início, você provavelmente usará a aba Aplicativos mais frequentemente. Uma vez que você tenha encontrado os seus aplicativos mais frequentemente usados, clique com o botão nos itens e selecione para adicioná-los aos seus Favoritos (ou diretamente ao painel ou à área de trabalho). Observe que para qualquer tipo de modificação você precisa “desbloquear” o Plasma usando o menu de contexto acessado com um clique com o botão na área de trabalho. Se você preferir usar o estilo de menu do lançador de aplicativos tradicional, altere-o com um clique com o botão no ícone do menu e selecione .
A barra de tarefas é o outro item do painel. Ela mostra uma área para todas as janelas abertas em todas as áreas de trabalho por padrão. Você pode fazer com que ela mostre somente as janelas abertas na área de trabalho atual selecionando a opção na janela de Configurações do Gerenciador de tarefas. Esta janela de configuração é acessada executando um clique com o botão direito sobre o gerenciador de tarefas, entre duas janelas. O tamanho do texto nos itens da barra de tarefas pode ser configurado nas Configurações do Sistema do KDE na página → . Um clique direito sobre a barra de tarefas apresenta a janela de Configurações a partir da qual você pode selecionar diversas opções para personalizar sua barra de tarefas.

Outro item em seu painel padrão é a Área de notificação, que é usada pelos aplicativos tradicionais e widgets como área de acoplagem. Um clique direito na Área de notificação permite que você abra as janelas de configuração, de onde pode definir quais entradas a exibir e em que condições.

Um ícone normalmente localizado na área de notificação é o Notificador de dispositivos. Conecte um dispositivo de armazenamento USB para que apareça uma janela de onde poderá abrir o dispositivo no Dolphin ou em outro aplicativo associado.

O Notificador de dispositivos é usado para manipular dispositivos plugáveis como pendrives USB (também chamados flash drives), câmeras digitais, discos rígidos USB externos, etc. Ele também oferece a opção de reprodução quando uma mídia como um CD ou DVD é carregada em um drive ótico.
Quando você conectar um dispositivo externo, ou carrega uma nova mídia no drive, a janela do Notificador aparece (você também pode abri-la explicitamente clicando em seu ícone no painel). Ela permanece aberta enquanto o cursor estiver sobre ela, caso contrário ele se oculta após alguns segundos.
A janela do Notificador mostra uma lista de todos os dispositivos reconhecidos. Mover o cursor do mouse sobre um dispositivo realçará todas as ações possíveis associadas aquele dispositivo.

Clicar em qualquer local na caixa sombreada ao redor do nome do dispositivo (mas não no ícone ejetar/desmontar, se presente) expande a entrada para mostrar a lista das ações possíveis para aquele dispositivo. O conjunto de ações depende do dispositivo; isto é configurável a partir do menu de contexto do Notificador de dispositivos ou a partir dos módulos Ações do dispositivo e Dispositivos removíveis das Configurações do Sistema. Basta selecionar uma ação com o mouse ou teclado para executá-la.
Existe também um pequeno ícone à direita de cada entrada mostrando se aquele dispositivo está atualmente acessível (ou montado) ou não. Somente quando o dispositivo não está montado é seguro desconectá-lo fisicamente do computador. Clicar no ícone faz com que o dispositivo seja desmontado e/ou a mídia seja ejetada se estiver montada no momento, e montará se ela não estiver. Observe que a desmontagem/ejeção deve falhar se o dispositivo ainda estiver com arquivos abertos, por exemplo se uma grande cópia de arquivos ainda não tiver sido terminada. Na maioria dos casos, você pode simplesmente esperar um pouco e tentar novamente. Quando uma desmontagem for bem sucedida, um ícone de sucesso será mostrado no ícone do Notificador de dispositivos.
A Área de notificação normalmente possui mais itens, como Klipper, KMix, etc.
Algumas entradas padrão na Área de notificação estão ocultas para economizar espaço na barra. Para exibir estas entradas clique no pequeno triângulo , e então use o botão do mouse para lançar um widget ou o botão do mouse para abrir sua janela de configuração.
O widget do Plasma mais à direita no painel padrão é o Relógio digital. Este relógio pode exibir a hora nos diferentes fusos horários, podendo ter seu tamanho ajustado. O relógio irá ajustar o tamanho da fonte de acordo com a área que tiver disponível no contêiner envolvente (o próprio painel neste caso). Se você optar por mostrar a data, ela será representada com a opção da janela das Configurações do Sistema para as Fontes. A hora irá ocupar o resto do espaço. Por isso, no final, você irá selecionar a quantidade de informação apresentada, assim como se ela cabe ou não. Se você quiser exibir mais informações, aumente o tamanho do painel ou coloque o relógio na área de trabalho, onde poderá então aumentá-lo livremente.
Um item opcional em seu painel é o Paginador. Ele permite-lhe alternar entre suas áreas de trabalho virtuais. Se você mudar a aparência do Paginador através da opção , isto também afetará a aparência e animações que são exibidas no efeito do KWin. Para paginadores mais largos, selecionar normalmente é adequado.

Se sua área de trabalho estiver desbloqueada (você pode fazer isto clicando com o botão Alt+D, L), um pequeno logotipo do Plasma será exibido no canto inferior direito no painel (normalmente chamado de "caju"). Clique neste "caju" para que o controlador do painel seja aberto.
do mouse na área de trabalho ou, quando nenhum aplicativo estiver em primeiro plano, com a combinação
Esse controlador permite-lhe posicionar, dimensionar e realinhar o painel. Os widgets do Plasma que residem no painel irão ajustar o seu tamanho automaticamente. Os widgets do Plasma recebem informações básicas sobre o dimensionamento fornecidas pelo contêiner. Eles estão programados para tirar partido desse tamanho, informando ao miniaplicativo o espaço que irão possivelmente precisar. No fim, o contêiner atribui um tamanho possível aos widgets, que eles irão obedecer.

Desbloqueie a área de trabalho, para que você possa adicionar e remover widgets do Plasma do painel ou da própria área. Você poderá adicionar widgets do Plasma arrastando-os para onde desejar. Clique com o botão num widget para removê-lo.

O botão para permite-lhe adicionar widgets que tenha baixado anteriormente e baixar novos widgets do Plasma. Atualmente, ele tem suporte aos pacotes nativos do Plasmagik e os widgets do painel do Mac® OS X. Os widgets instalados desta forma poderão ser acessados como se fossem elementos normais e pré-instalados.

A área de trabalho é, de fato, outro contêiner. Um contêiner que não impõe restrições de tamanho aos widgets. Eles poderão ser posicionados e dimensionados livremente. Na área de trabalho desbloqueada, os widgets do Plasma irão exibir uma moldura quando você passar o mouse por cima deles. Esta manipulação do miniaplicativo permite-lhe mover, dimensionar e realinhar o elemento. Também lhe permite arrastar os widgets do Plasma na área de trabalho. Os botões no canto são usados para dimensionar, rodar, configurar e remover o miniaplicativo. Quando for rodado, um widget do Plasma irá atuar de forma magnética em relação às 12 horas, de modo que seja fácil posicioná-lo adequadamente. Por padrão, a maioria dos miniaplicativos mantém as suas proporções quando forem dimensionados. Se você quiser dimensionar um miniaplicativo livremente, mantenha a tecla Ctrl pressionada durante o dimensionamento.
O clique com o botão direito na área de trabalho permite que você configure alguns aspectos, como o papel de parede e disposição usados, além das ações do mouse. Ele oferece a possibilidade de obter novos papéis de parede e temas com o KNewStuff.

Para mudar o tema do Plasma ou obter um novo por meio do KNewStuff abra a página em → nas Configurações do Sistema.
Com os aplicativos abertos, torna-se cada vez mais difícil ver os widgets do Plasma no seu ambiente de trabalho. O Dashboard coloca estes widgets do Plasma à sua frente, como acontece na funcionalidade Mostrar área de trabalho existente nos ambientes de trabalho tradicionais.

O KRunner é uma versátil mini-linha de comando. Você poderá usá-lo para iniciar os aplicativos, abrir páginas Web, acessar seus favoritos, pesquisar dados do seu ambiente de trabalho, calcular algumas equações simples, entre muitas outras coisas. Pressionar Alt+Espaço, abrirá a janela do KRunner. Você poderá então começar a digitar e o KRunner começará a procurar ocorrências de comandos, assim que tiver digitado mais de dois caracteres. Você poderá abrir a janela de configuração para conhecer as funcionalidades do KRunner fornecidas pelos plugins. Poderá navegar pelas ocorrências usando a tabulação e as teclas de setas.

Use o botão para abrir o módulo Pesquisa do Plasma nas Configurações do Sistema e configurar onde e o que pesquisar no KRunner
Se quiser saber o que está acontecendo no seu sistema, pressione Ctrl+Esc, que lhe fornece um acesso rápido a uma lista de janelas e processos, com algumas opções para monitorar os seus resultados e encerrar a execução dos processos.

A caixa de ferramentas da área de trabalho, acessada no canto superior esquerdo da tela, possui um botão para exibir suas atividades, sendo que o Plasma permite-lhe ter mais de uma. Basicamente, isto corresponde a vários contêineres das áreas de trabalho que contém diferentes conjuntos de widgets do Plasma. Exiba a barra de “Atividades”, selecione uma das atividades predefinidas ou selecione Criar atividade para criar um novo contêiner, selecione o seu novo contêiner e personalize-o conforme desejar. As atividades do Plasma e a grade da área de trabalho do KWin são semelhantes nesse aspecto, mas possuem uma diferença fundamental. Enquanto as áreas de trabalho virtuais são usadas para agrupar e organizar janelas, as atividades do Plasma são usadas para agrupar e organizar widgets do Plasma. Desta forma, você poderá mudar de atividades e possuir diferentes widgets do Plasma relevantes que suportem a tarefa que está tentando executar no momento. Você poderá criar uma atividade de “Tempo livre”, com tiras de desenho em quadrinhos, um quebra-cabeça e outros widgets do Plasma, assim com uma atividade de “Trabalho”, com fontes de RSS relevantes, uma calculadora e um calendário, por exemplo.
Para apagar uma atividade, pressione o botão da barra de “Atividades” (pressione Alt+D e depois em Alt+A para abrir esta barra), depois clique no 'X' vermelho (ou pressione Alt+D e depois em Alt+R) para confirmar a remoção.

A maior parte da funcionalidade do Plasma está também acessível por meio de atalhos de teclado. Várias combinações devem ser pressionadas em sequência, como por exemplo Alt+D, A que significa: Pressione Alt e D, solte e pressione A.
Atualmente, os seguintes atalhos de teclado padrão podem ser usados:
- Alt+D, A
Adicionar widgets
- Alt+D, R
Remover widget
- Alt+D, L
Bloquear/desbloquear widgets
- Alt+D, N
Próximo widget
- Alt+D, P
Widget anterior
- Alt+D, S
Configurações do widget
- Alt+D, Alt+A
Atividades
- Alt+D, Alt+R
Remover esta atividade
- Alt+D, Alt+S
Configurações das atividades
- Meta+Tab
Próxima atividade
- Meta+Shift+Tab
Atividade anterior
- Ctrl+F12
Mostrar painel
- Alt+D, T
Executar o aplicativo associado
Para alterar atalhos, clique com o botão Caixa de ferramentas da área de trabalho (o caju normalmente no canto superior direito da área de trabalho) e selecione Configurações dos atalhos.
do mouse na
Plasma
Programa com Copyright (c) 2008 de Aaron J. Seigo (aseigo AT kde.org)
Documentação com Copyright (c) 2008–2010 de Sebastian Kügler (sebas AT kde.org)
Tradução de Marcus Gama (marcus.gama AT gmail.com)
e André Marcelo Alvarenga (alvarenga AT kde.org)
Esta documentação é licenciada sob os termos da Licença de Documentação Livre GNU.