Manual do KMouseTool

Manual do KMouseTool

Jeff Roush

Tradução: Marcus Gama
revisão 1.12 (KDE
4.11) (01/06/2013)

O KMouseTool clica o mouse sempre que o cursor do mouse parar por alguns momentos. Foi desenhado para ajudar as pessoas com problemas crônicos de feridas, para as quais clicar em botões é dolorido.


Capítulo 1. Introdução

Capítulo 1. Introdução

O KMouseTool clica o mouse sempre que o cursor do mouse parar por alguns momentos. Foi desenhado para ajudar as pessoas com problemas crônicos de feridas, para as quais clicar em botões é dolorido. Também pode arrastar o mouse, apesar disto exigir muito mais prática.

O KMouseTool pode eliminar a dor causada ao clicar com o mouse, e ajuda muitas pessoas a usar o computador sem dores. Infelizmente, também poderá ocorrer alguma dor simplesmente ao mover o mouse na mesa. Se você estiver sofrendo de dores relacionadas com o computador e não tiver visto um médico ainda, faça-o por favor.

Só para tornar tudo bem claro: embora o KMouseTool possa ajudar a reduzir a dor causada ao clicar um botão do mouse, você não poderá evitar as dores causadas ao mover o mouse. E, assim como em todas as ferramentas ergonômicas, a sua distância poderá variar.

Capítulo 2. Usando o KMouseTool

Capítulo 2. Usando o KMouseTool

Usar o KMouseTool é simples: o KMouseTool monitora conforme você move o mouse e, sempre que você parar por alguns momentos, ele dá um clique.

O modo de arrastamento inteligente do KMouseTool permite-lhe arrastar o mouse.

Quando o arrastamento inteligente estiver ativo, o KMouseTool pára depois de ter feito o clique; se você mexer o mouse, ele irá esperar até que você pare antes de terminar a seleção. Desta forma, você conseguirá clicar e arrastar o mouse. O arrastamento inteligente exige um pouco mais de prática, mas torna-se natural logo que se habitue a ele.

Capítulo 3. Referência de comandos

Capítulo 3. Referência de comandos

A janela principal do KMouseTool

As opções do KMouseTool são acessadas na sua maioria através do mouse.

Iniciar/Parar

Inicia (ou para) o KMouseTool.

Movimento mínimo:

O movimento mínimo em pixels antes do KMouseTool tentar clicar o mouse.

Tempo de permanência (1/10 s):

O tempo que o mouse terá de parar antes do KMouseTool clicá-lo. Tente aumentar este tempo se estiver difícil habituar-se ao KMouseTool

Arrastamento inteligente

Ativa ou desativa o arrastamento inteligente. O uso desligado é mais simples, assim é o padrão.

Se você ativar o Arrastamento inteligente, o campo Tempo de arrastamento (1/10 s): fica disponível. Este é o tempo que o KMouseTool irá esperar, depois de pressionar o botão, antes de voltar a pressionar se você não mexer o mouse.

Ativar os traços

O KMouseTool agora suporta os traços. Quando você ativar os traços, um ligeiro movimento para a direita e para trás, seguido de uma pausa, irá gerar um clique do botão direito. Um movimento lento para a esquerda e para trás irá gerar um duplo-clique. (Os traços são indicados no arquivo $KDEHOME/share/config/kmousetool_strokes.txt. Este arquivo é gerado pelo KMouseTool na primeira vez que ele é executado, mas poderá ser modificado posteriormente.)

Clique audível

Toca um som sempre que o KMouseTool clicar. Isto ajuda, principalmente com o arrastamento inteligente.

Iniciar com o KDE

Quando isto estiver ativo, o KMouseTool irá iniciar cada vez que o KDE iniciar. Atualmente, isto só funciona no KDE. No GNOME ou outros gerenciadores de janelas veja a documentação do gerenciador de janelas em si para saber como iniciar um programa automaticamente sempre que inicia o sistema de janelas.

Padrões

Reinicia todas as configurações com os seus valores padrão.

Reiniciar

Reinicia todas as configurações ao seu estado anterior quando você tiver aberto a janela ou, se já tiver gravado alguma configuração com o botão Aplicar, reinicia a configuração para o estado em que se encontrava quando clicou no botão Aplicar da última vez.

Aplicar

Depois de alterar as opções, você precisa clicar neste botão.

Ajuda

Abre o manual do usuário (este documento).

Fechar

Fecha o diálogo sem salvar nenhuma configuração.

Sair

Sai do KMouseTool

Capítulo 4. Dicas

Capítulo 4. Dicas

Estas sugestões poderão ajudar-lhe a reduzir a curva de aprendizagem do KMouseTool um pouco.

  • Você poderá modificar os tempos de espera do KMouseTool, tanto para o clicar o mouse como para o arrastamento.

  • É melhor praticar o clicar com os valores padrão do KMouseTool. Você poderá desejar especialmente deixar o arrastamento inteligente desativado inicialmente. Depois, quando se sentir à vontade com o clicar do mouse, passe então a praticar o arrastamento inteligente.

  • Ao usar o arrastamento inteligente, ativar o clique audível poderá ajudá-lo.

  • Ao usar o clique audível, você poderá necessitar aumentar a velocidade de resposta de áudio do KDE.

Capítulo 5. Perguntas e respostas

Capítulo 5. Perguntas e respostas

Este documento pode ter sido atualizado depois da sua instalação. Você pode encontrar a última versão em http://docs.kde.org/.

5.1. Ajudem! O KMouseTool continua a deixar cliques indesejados por toda a tela!
5.2. O meu mouse prende quando o mexo. Eu posso ainda usar o KMouseTool?
5.3. O KMouseTool clica e nunca solta o botão. O que está acontecendo?
5.4. O KMouseTool move o cursor quando eu estou tentando digitar.
5.5. Estou tentando usar o arrastamento inteligente, mas não consigo usá-lo para editar texto.

5.1.

Ajudem! O KMouseTool continua a deixar cliques indesejados por toda a tela!

Quando você estiver usando o KMouseTool, você terá de aprender novos hábitos com o mouse.

Primeiro, tenha em mente onde é seguro clicar — clicar nas partes cinzentas das janelas ou em áreas que não correspondam a ligações nos navegadores da Internet não realizam nenhuma ação, assim você poderá deixar o mouse sossegado nessas zonas até que precise dele.

Segundo, você precisa saber onde vai clicar antes de mover o mouse. A maioria das vezes, quando sabe que vai usar o mouse, a maioria das pessoas pegam no mouse e começam a movê-lo aleatoriamente até que se decida onde quer clicar. Com o KMouseTool, você precisa primeiro saber onde vai clicar antes de mover o mouse. Também é uma boa ideia manter as suas mãos fora do mouse quando não estiver usando-o.

5.2.

O meu mouse prende quando o mexo. Eu posso ainda usar o KMouseTool?

Sim. Se o seu mouse prender, significa que você precisa de limpá-lo. Isto normalmente é fácil de fazer; o truque é limpar não só a bola do mouse, como os rolos onde a bola roda dentro do mouse.

Primeiro, você tem que remover a bola. O método para fazer isto varia de mouse para mouse, mas normalmente é simples de fazer se você olhar para a parte de baixo do mesmo.

Logo que você tenha removido a bola, você deverá ser capaz de ver os rolos dos lados do buraco que contém a bola. O pó e a sujeira dos mesmos podem ser retirados com uma lâmina ou com uma unha.

5.3.

O KMouseTool clica e nunca solta o botão. O que está acontecendo?

Em algumas situações raras, o sistema suspende o KMouseTool quando inicia um arrastamento. Se você estiver usando o arrastamento inteligente, isto significa que o KMouseTool não poderá terminar nunca o arrastamento, "soltando" para isso o botão.

Isto acontece quando você usa o KMouseTool com um gerenciador de janelas não-KDE e usa-o para mover uma janela.

A solução será clicar manualmente com o mouse; isto reinicia o KMouseTool e você poderá então continuar a trabalhar normalmente.

5.4.

O KMouseTool move o cursor quando eu estou tentando digitar.

Problema: Quando você está digitando texto, o KMouseTool continua a clicar o mouse e a mover o cursor de onde você está digitando.

Solução: Use o mouse para posicionar o cursor onde o deseja, mas se estiver pronto para digitar, coloque o cursor numa zona neutra da tela. Nesse caso, se o mouse começar a clicar, ou se ele se mexer alguns pixels, os cliques que ele der não terão importância. Os locais mais seguros para deixar o mouse incluem as áreas cinzentas à volta das barras de ferramentas e dos menus ou nas barras de título das janelas.

5.5.

Estou tentando usar o arrastamento inteligente, mas não consigo usá-lo para editar texto.

O arrastamento inteligente é uma funcionalidade avançada do KMouseTool, e leva algum tempo a habituar-se a ele. É bem possível usá-lo para selecionar texto, para cortar e para colar, e usá-lo para quase todas as situações onde você desejaria arrastar o mouse. Mas você poderá não conseguir fazer isso logo de primeira. Aqui estão algumas sugestões:

  • Não use o arrastamento inteligente enquanto você está aprendendo a usar o KMouseTool. Em vez disso, para selecionar o texto, clique num extremo do texto e mantenha a tecla Shift pressionada enquanto clica no outro extremo do texto.

  • Use o clique audível. Isto irá fazer um som de clique sempre que o KMouseTool clicar o mouse, e isso irá indicar-lhe quando o tempo de espera do Arrastamento Inteligente começa. Com alguma prática, você poderá usar o arrastamento inteligente sem o clique audível, mas exige de fato alguma prática.

  • Saiba onde vai clicar com o mouse antes de o começar a mover.

Capítulo 6. Créditos e licença

Capítulo 6. Créditos e licença

KMouseTool

Direitos autorais do programa 2002 Jeff Roush e 2003 Gunnar Schmi Dt

Contribuições:

  • Jeff Roush

  • Gunnar Schmi Dt

  • Olaf Schmidt

Direitos autorais da documentação 2002 Jeff Roush

Tradução de Marcus Gama

Esta documentação é licenciada sob os termos da Licença de Documentação Livre GNU.

Este programa é licenciado sob os termos da Licença Pública Geral GNU.

Apêndice A. Instalação

Apêndice A. Instalação

Como obter o KMouseTool

O KMouseTool é integrante do projeto KDE http://www.kde.org/.

Este aplicativo pode ser encontrado no site de downloads do projeto KDE.

Requisitos

Requisitos

Para pode usar com sucesso o KMouseTool, você irá necessitar da extensão XTest compilada como parte do seu X Window System®. Ela já deve estar instalada no seu sistema; são poucos os sistemas que não a possuem.

Para poder usar a funcionalidade do clique audível, você terá que ter uma placa de som e caixas de som, assim como deverá ter a placa de som configurada corretamente.

Compilação e instalação

Compilação e instalação

Para informações detalhadas de como compilar e instalar os aplicativos do KDE, visite a página KDE Techbase

Uma vez que o KDE usa o cmake, você não deve ter dificuldade em compilá-lo. Caso tenha algum problema, por favor, relate-o nas listas de discussão do KDE.