
Copyright © 2000-2003 Philip Rodrigues
Klipper é um utilitário de recortar e colar para área de transferência do Plasma.
Índice

O Klipper é um utilitário de área de transferência do Plasma. Ele armazena um histórico da área de transferência, e permite ligar tipos de conteúdo da área de transferência a ações de aplicativos. Por favor, comunique qualquer problema ou pedido de recurso no Bugzilla do KDE.

Você pode usar o Klipper na área de notificação como um widget do Plasma ou como um aplicativo normal. Ambos compartilham a mesma funcionalidade, mas possuem uma interface diferente e mostram o último item do histórico ao passar o ponteiro do mouse sobre o ícone do Klipper na área de notificação:

O widget do Klipper ficará oculto se a área de transferência estiver vazia.
Para mostrar o histórico da área de transferência, clique no ícone do Klipper na área de notificação.

Passe o ponteiro do mouse sobre um item para aparecerem quatro ícones, os quais lhe permitem efetuar uma ação, mostrar o código de barras, editar o conteúdo ou remover o item do histórico. Use o KSnapshot para capturar os códigos de barras e depois salvá-los.
Você pode procurar pelo histórico da área de transferência abrindo-o (clique no Klipper) e digitando a sua pesquisa. Os resultados são atualizados à medida que você digita. Para limpar o histórico da área de transferência, clique no ícone à direita do campo de pesquisa.
A ação Configurar no menu de contexto abre a caixa de diálogo de configuração.
Para desativar o widget do Klipper, desmarque-o na página Geral das Configurações da área de notificação (Alt+D, S).

Os itens anteriores da área de transferência são mostrados no topo do menu que aparece. Selecionar um desses itens irá copiá-lo para a área de transferência, a partir da qual poderá ser colado em qualquer aplicativo do KDE ou do X, como de costume.
Você pode pesquisar no histórico da área de transferência se digitar sua pesquisa no campo respectivo, localizado no topo do menu. Os resultados são atualizados à medida que digita.

O Klipper pode executar ações sobre os conteúdos da área de transferência baseado na correspondência do mesmo com uma determinada expressão regular. Por exemplo, qualquer conteúdo da área de transferência iniciando com “http://” pode ser passado para o Firefox ou o Konqueror como uma URL a ser aberta. Adicionalmente, se o conteúdo corresponder a um caminho, ações similares podem ser realizadas de acordo com o tipo de arquivo. Por exemplo, se o caminho para um arquivo PDF for copiado para a área de transferência, o arquivo pode ser visualizado no Okular.
Para usar este recurso, basta selecionar um URL ou caminho. Se existir uma correspondência com alguma expressão regular da lista do Klipper, um menu aparecerá mostrando os programas disponíveis para sua seleção. Use o mouse ou teclado para selecionar um programa, e o Klipper executará este programa, abrindo o endereço apontado pelo conteúdo da área de transferência.
Se você não deseja executar nenhuma das ações sobre o conteúdo da área de transferência, selecione no menu para retornar ao que estava fazendo antes. Se você deixar o menu, ele desaparecerá, permitindo que você continue seu trabalho. Você pode mudar o tempo em que este menu fica aberto na caixa de diálogo de configurações, com a opção Tempo máximo para ações de contexto na página Geral. Você pode desativar separadamente a parte do caminho do arquivo usando a opção Ativar ações baseadas no MIME na página de Ações.
Ações podem ser desabilitadas completamente pressionando Ctrl+Alt+X.
O conteúdo da área de transferência que corresponde a uma expressão regular também pode ser editado antes de executar uma ação sobre ele. Selecione à direita do item da área de transferência, para que possa mudar o seu conteúdo na caixa de diálogo que aparece, antes de clicar no botão para executar a ação correspondente.
Pressionar Ctrl+Alt+R mostra o menu para repetir a última ação que o Klipper executou.

O Klipper pode ser usado para configurar o comportamento da área de transferência e seleção no Plasma.
Nota
O X Window System® usa dois buffers separados de área de transferência: o de “seleção” e o da “área de transferência”. O texto é colocado no buffer de seleção simplesmente selecionando-o, e pode ser colado com o botão do meio do mouse. O texto deve ser explicitamente colocado no buffer da área de transferência selecionando-o e pressionado Ctrl+X ou Ctrl+C. O texto do buffer da área de transferência é colado usando o Ctrl+V ou selecionando no menu de contexto.
Para mudar o comportamento da área de transferência/seleção, selecione no menu de contexto do Klipper, e na caixa de diálogo que aparecer, selecione a página Geral. Desmarcar Sincronizar o conteúdo da área de transferência com a seleção faz com que as funções de área de transferência e seleção ocupem buffers distintos conforme descrito anteriormente. Com esta opção configurada, a opção Ignorar seleção evitará que o Klipper inclua conteúdo da seleção no seu histórico da área de transferência e que ele execute ações sobre o conteúdo da seleção. Selecionar Sincronizar conteúdo da área de transferência com a seleção fará com que os buffers da área de transferência e seleção sejam sempre o mesmo, fazendo com que o texto na seleção possa ser colado tanto com o botão do mouse ou a combinação de teclas Ctrl+V, e da mesma maneira que o texto no buffer da área de transferência.

- Salvar o conteúdo da área de transferência ao sair
Se esta opção estiver habilitada, o histórico da área de transferência será salva quando o Klipper terminar, permitindo que você o use na próxima vez que iniciar o Klipper.
- Impedir que a área de transferência fique vazia
Se selecionado, a área de transferência nunca ficará vazia: o Klipper inserirá o item mais recente do histórico da área de transferência na área ao invés de permitir que ela fica vazia.
- Ignorar imagens
Quando uma área da tela é selecionada com o mouse ou o teclado, ela é chamada de “seleção”. Se esta opção estiver selecionada, somente será armazenada no histórico as seleções de texto, enquanto as imagens e as outras seleções não são.
- Ignorar seleção
Define o modo da área de transferência. Esta opção evitará que o Klipper inclua o conteúdo da seleção em seu histórico e realize ações no conteúdo da seleção. Veja “Comportamento da Área de Transferência/Seleção”.
- Somente a seleção de texto
Quando uma área da tela é selecionada com o mouse ou teclado, ela é chamada de “seleção”. Se esta opção estiver ativa, somente seleções de texto são armazenadas no histórico, enquanto imagens e outras seleções não. Veja “Comportamento da Área de Transferência/Seleção”.
- Sincronizar o conteúdo da área de transferência com a seleção
Define o modo da área de transferência. Quando uma área da tela é selecionada com o mouse ou teclado, ela é chamada de “seleção”. Se esta opção estiver selecionada, a seleção e a área de transferência se manterão a mesma, assim qualquer coisa na seleção fica imediatamente disponível para colagem em qualquer local usando qualquer método, incluindo o tradicional botão do meio do mouse. Caso contrário, a seleção é guardada no histórico da área de transferência, mas a seleção somente pode ser colada usando o método do botão do meio do mouse. Veja também a opção Ignorar seleção. Veja “Comportamento da Área de Transferência/Seleção”.
- Tempo máximo para ações de contexto
Configura o tempo que o menu das ações irá permanecer aberto, se você não selecionar nenhuma ação dele.
- Tamanho do histórico da área de transferência
Configura o número de itens que serão armazenados no histórico da área de transferência.

- Repetir ações sobre um item selecionado do histórico
Se esta opção estiver habilitada, selecionar um item do histórico fará com que o Klipper exiba o menu de ações sobre este item, se necessário.
- Remover espaços em branco ao executar as ações
Se estiver selecionada, todos os caracteres em branco (espaços, tabulações, etc.) no início e no fim do conteúdo da área de transferência serão removidos antes de passar o conteúdo da área de transferência para o aplicativo. Isto é útil, por exemplo, se a área de transferência contiver um URL com espaços que, ao ser aberto por um navegador Web, poderia causar um erro.
- Habilitar ações baseadas no MIME
Se selecionado, além das ações que você definiu, irá aparecer no menu de contexto uma lista de aplicativos para o tipo MIME detectado.
- Editando Expressões/Ações
Na página de Ações, dê um duplo-clique numa expressão regular ou ação que deseja editar ou selecione-a e pressione o botão . Um diálogo aparecerá no qual o texto da expressão pode ser editado conforme você desejar.
- Adicionando Expressões/Ações
Clique no botão para adicionar uma expressão regular para o Klipper pesquisar. O Klipper usa o
QRegExp
do Qt™, que aceita a maioria das expressões que você poderia usar no grep ou egrep, por exemplo.Você pode adicionar uma descrição para o tipo da expressão regular (por exemplo “HTTP URL”) através de um clique na coluna Descrição.
Nota
Você pode encontrar informações detalhadas sobre o uso de expressões regulares do
QRegExp
em http://doc.qt.io/qt-5/qregexp.html#details. Observe que o Klipper não tem suporte a caracteres curingas diferentes dos mencionados nessa página.Edita a expressão regular como descrito acima. Para adicionar o comando a ser executado, clique em e edite o comando na caixa de texto. Um duplo-clique no comando permitirá que você o edite.
Observe que o %s na linha de comando é substituído pelo conteúdo da área de transferência, por exemplo se sua definição de comando é
kwrite %s
e o conteúdo da área de transferência é/home/marcus/arquivotexto
, o comandokwrite
será executado. Para incluir o %s na linha de comando, escape-o com uma barra invertida, como a seguir:/home/marcus/arquivotexto
\%s
.Levanta o diálogo Desabilitar Ações para Janelas do Tipo WM_CLASS.
Alguns programas, como o Konqueror, usam a área de transferência internamente. Se você obter um menu do Klipper indesejado sempre que você usa um determinado aplicativo, faça o seguinte:
Abra o aplicativo.
A partir de um terminal, execute
xprop | grep
e então clique na janela do aplicativo que você esta executando.WM_CLASS
O primeiro string após o sinal de igual é o que deve ser inserido.
Uma vez que a WM_CLASS é adicionado, nenhuma ação mais será gerada para janelas deste aplicativo.

A página de atalhos permite mudar os atalhos de teclado que serão usado para acessar as funções do Klipper. Você pode mudar o atalho para uma de três coisas:
- Nenhum
A ação selecionada não será acessada diretamente do teclado
- Padrão
A ação selecionada usa a tecla padrão do Klipper. Estas teclas estão relacionadas neste manual.
- Personalizado
A ação selecionada será associada às teclas que você escolher.
Para escolher uma tecla personalizada para ação que você selecionou, clique em Personalizado e então Nenhum. Agora digite a combinação desejada de teclas em seu teclado, como em qualquer aplicativo do KDE.
Se definir um atalho para Abrir o Klipper na posição do mouse, ao pressionar este atalho irá abrir o menu de contexto do Klipper na posição do ponteiro do mouse, em vez da sua posição padrão (no Painel do Plasma). É útil se você usar mais o mouse do que o teclado.

Klipper
Programa copyright 1998 Andrew Stanley-Jones (asj AT cban.com)
Direito de cópia do programa de 1998-2000 Carsten Pfeiffer (pfeiffer AT kde.org)
Mantido atualmente por Esben Mose Hansen. Veja em http://mosehansen.dk/about os detalhes de contato.
Direito de cópia de documentação de 2000-2003, 2005 Philip Rodrigues (phil AT kde.org)
Tradução de Marcus Gama (marcus.gama AT gmail.com)
e André Marcelo Alvarenga (alvarenga AT kde.org)
Esta documentação é licenciada sob os termos da Licença de Documentação Livre GNU.
Este programa é licenciado sob os termos da Licença Pública Geral GNU.