O Manual do Spectacle

O Manual do Spectacle

Boudhayan Gupta

developer: Boudhayan Gupta
Tradução: Nuno Donato
revisão Aplicações 16.12 (2016-09-18)

0 Spectacle é uma aplicação simples para capturar imagens do ecrã. É capaz de capturar imagens do ecrã inteiro, de apenas um monitor, da janela activa de momento, da janela sob o cursor ou de uma região seleccionada. As imagens podem ser impressas, enviadas para outras aplicações ou gravadas numa variedade de formatos.


Capítulo 1. Introdução

Capítulo 1. Introdução

0 Spectacle é uma aplicação simples para capturar imagens do ecrã. É capaz de capturar imagens do ecrã inteiro, de apenas um monitor, da janela activa de momento, da janela sob o cursor ou de uma região seleccionada. As imagens podem ser impressas, enviadas para outras aplicações ou gravadas numa variedade de formatos.

Por favor comunique quaisquer problemas ou pedidos de funcionalidades para o Sistema de Registo de Erros do KDE.

Capítulo 2. Iniciando o Spectacle

Capítulo 2. Iniciando o Spectacle

O Spectacle pode ser iniciado por uma das várias maneiras descritas de seguida:

  • Pode iniciar o Spectacle, seleccionando para tal a opção AplicaçõesGráficosSpectacle (Programa de Captura do Ecrã).

  • Se carregar no botão Print Screen no teclado, irá lançar imediatamente o Spectacle. Para além disso, estão disponíveis mais duas combinações de teclas. Se carregar em Meta+Print Screen, irá capturar uma imagem da janela activa e gravá-la na sua pasta de Imagens predefinida sem mostrar a interface, enquanto que se carregar em Shift+Print Screen, irá tirar uma fotografia do seu ecrã inteiro e gravá-la na sua pasta de Imagens predefinida, sem mostrar a interface mais uma vez.

    Poderá configurar a localização por omissão da gravação, bem como o nome do ficheiro, iniciando para tal o Spectacle da forma normal; pode então carregar na seta para baixo, ao lado do botão Gravar & Sair, e seleccionar a opção Preferências no menu.

  • A mini linha de comandos KRunner (invocada com Alt+F2) também pode ser usada para iniciar o Spectacle.

  • O Spectacle poderá ser iniciado a partir da linha de comandos. O Spectacle tem um conjunto alargado de opções da linha de comandos, incluindo um modo em segundo plano que poderá ser usado para programar a captura de imagens sem mostrar a GUI ou sem necessitar da interacção do utilizador.

    Para iniciar o Spectacle a partir da linha de comandos, escreva o seguinte:

    % spectacle &
                                    

    Para ver a lista completa das opções da linha de comandos, bem como uma explicação da mesma, escreva:

    % spectacle --help
                                    
Capítulo 3. Usar o Spectacle

Capítulo 3. Usar o Spectacle

Logo que o Spectacle esteja a correr irá ver uma janela como a seguinte:

Janela Principal do Spectacle

O Spectacle captura uma imagem do ecrã inteiro imediatamente após ter sido iniciado, mas antes de aparecer no ecrã. Isto permite-lhe criar rapidamente imagens do ecrã inteiro.

A imagem capturada pelo Spectacle é apresentada na janela de antevisão, que aparece do lado esquerdo da janela da aplicação Spectacle.

Para gravar rapidamente a imagem e sair do Spectacle, carregue no botão Gravar & Sair (Ctrl+Q). Isto grava a imagem como um ficheiro PNG na sua pasta de Imagens predefinida, saindo da aplicação imediatamente. O local e o padrão de nomes de ficheiros pode ser configurado, como descrito em baixo.

A imagem pode ser gravada se carregar na área da seta do botão Gravar & Sair e escolher Gravar Como... (Ctrl+Shift+S). Isto abre a janela normal de gravação do KDE, onde poderá escolher o nome do ficheiro, a localização da pasta e o formato com que deseja gravar a imagem nova. Poderá editar o nome do ficheiro para algo que desejar, incluindo o nome de uma fotografia gravada anteriormente. Também poderá seleccionar a opção Gravar... (Ctrl+S), que irá gravar a imagem no seu local predefinido e com o nome de ficheiro por omissão.

Capturando uma Imagem

Para ignorar a fotografia actual e tirar outra, carregue no botão Tirar uma Nova Fotografia (Ctrl+N).

Poderá configurar determinadas opções no lado direito da janela da aplicação, antes de tirar uma nova fotografia. Estas opções permitem-lhe seleccionar a área do ecrã que será capturada, definir um atraso antes da captura da imagem e configurar se o cursor do rato e/ou as decorações da janela deverão ser capturadas em conjunto com a imagem.

Modo de Captura

A configuração do modo de captura permite-lhe definir a área do ecrã que deverá ser capturada e se deve existir um atraso entre carregar no botão Tirar uma Nova Fotografia (Ctrl+N) e tirar a fotografia. Também poderá activar a opção Ao Carregar, que irá desactivar a função de atraso e tira apenas a fotografia depois de carregar nalgum lugar do ecrã, depois de carregar no botão Tirar uma Nova Fotografia(Ctrl+N).

A lista da Área permite-lhe definir a área do ecrã que deverá ser capturada. Existem cinco opções para seleccionar, como descrito em baixo.

  • A opção Ecrã Completo (Todos os Monitores) tira uma fotografia de todo o seu ecrã, dispersa por todas as saídas, incluindo todos os monitores, projectores etc.

  • A opção Ecrã Actual tira uma fotografia da saída que contém o cursor do rato neste momento.

  • A opção Janela Activa tira uma fotografia da janela que está de momento em primeiro plano. Aconselha-se que use algum atraso neste modo, para lhe dar tempo para seleccionar e activar uma janela antes de tirar a fotografia.

  • A opção Janela Sob o Cursor tira uma fotografia da janela que está debaixo do cursor do rato. Se o cursor estiver sobre um menu, o Spectacle tenta tirar uma fotografia do menu, assim como da sua janela-mãe.

    Embora isto funcione na maior parte dos casos, em alguns poderá não conseguir obter informações sobre a janela-mãe. Nesse caso, o Spectacle volta à forma tradicional de capturar automaticamente a imagem, capturando apenas uma imagem com o elemento gráfico em questão. Poderá também forçar essa forma tradicional de capturar a imagem, assinalando a opção Capturar apenas o elemento gráfico actual nas Opções do Conteúdo

  • A opção Região Rectangular permite-lhe seleccionar uma região rectangular do seu ecrã com o seu rato. Esta região poderá estar dispersa por diferentes saídas.

    Este modo não tira imediatamente uma fotografia, mas permite-lhe desenhar um rectângulo no seu ecrã, o qual poderá ser movido e dimensionado se o desejar. Assim que o rectângulo da selecção desejado tiver sido desenhado, se fizer duplo-click sobre qualquer ponto do ecrã ou se carregar na tecla Enter do teclado, irá capturar a imagem.

O campo incremental Atraso permite-lhe definir o atraso entre carregar no botão Tirar uma Nova Fotografia (Ctrl+N) e tirar a fotografia em si. Este atraso pode ser ajustado com incrementos de 1 segundo, usando os botões do campo incremental, ou 100 milisegundos, usando o teclado.

Se activar a opção Ao Carregar, irá substituir o atraso. Quando a opção estiver assinalada, ao carregar no botão Tirar uma Nova Fotografia (Ctrl+N), irá esconder a janela do Spectacle e mudar o cursor do rato para uma mira. A imagem é capturada quando pressionar o botão esquerdo do rato ou será interrompida se carregar com qualquer outro botão do rato. Lembre-se que não poderá interagir com o ambiente de trabalho com o rato, enquanto o cursor estiver como uma mira, mas poderá usar o teclado.

Opções do Conteúdo

A configuração das opções de conteúdo permite-lhe seleccionar se o cursor do rato deverá ser incluído nas fotografia se deseja capturar as decorações da janela em conjunto com a imagem da janela em questão. No modo Janela Sob o Cursor, também lhe permite seleccionar se o Spectacle deverá capturar a imagem do menu actual sob o cursor ou também deve incluir a janela-mãe.

  • Se activar a opção Incluir o cursor do rato, irá incluir uma imagem do cursor do rato na fotografia.

  • A opção Incluir a barra de título e contornos da janela só fica activa quando o modo da Janela Activa ou Janela Sob o Cursor estiverem seleccionados na lista da Área. Se assinalar esta opção, incluirá os contornos e a decoração da janela na fotografia tirada, enquanto que desligá-la irá gerar uma imagem apenas do conteúdo da janela.

  • A opção Capturar apenas o elemento gráfico actual só fica activa quando estiver seleccionado o modo Janela Sob o Cursor na lista da Área. Se carregar nesta opção, irá capturar apenas o menu ou elemento gráfico sob o cursor, sem a sua janela-mãe.

Capítulo 4. Funcionalidades Adicionais

Capítulo 4. Funcionalidades Adicionais

Botões

Há ainda mais cinco botões localizados no fundo da janela do Spectacle. As suas funções estão descritas em baixo:

Ajuda

Este botão dá-lhe os itens de menu comuns que estão descritos no Menu de Ajuda dos Fundamentos do KDE.

Exportar a Imagem...

Este menu permitir-lhe-á copiar a fotografia para a área de transferência ou para abrir directamente a fotografia com todos os programas associados ao tipo MIME PNG (Portable Network Graphics). Dependendo dos programas instalados, será capaz de abrir e editar a fotografia na sua aplicação gráfica ou visualizador.

Para além disso, se tiver os 'Plugins' do KIPI instalados, poderá imprimir as suas capturas, enviá-las por e-mail ou exportá-las directamente para determinadas redes sociais e páginas Web.

Copiar para a Área de Transferência

Este botão copia a fotografia actual para a área de transferência. Também poderá usar o a combinação de teclas Ctrl+C para esse fim.

Gravar & Sair

Se carregar neste botão irá gravar a fotografia como uma imagem PNG na sua pasta de Imagens predefinida, saindo imediatamente da aplicação.

Para além disso, se carregar na seta do lado direito do botão, um menu permitir-lhe-á Gravar a imagem, gravá-la com outro nome, localização e formato (Gravar Como...), Imprimir a imagem e configurar as opções de gravação por omissão, como o local de gravação por omissão e qual o padrão de nomes de ficheiros a usar.

Apagar

Ignora a fotografia e sai imediatamente da aplicação.

Configurar as Opções

Configurar as Opções

Preferências da Aplicação

Configurar a acção do botão de gravação para o último método usado

O comportamento por omissão do botão de gravação dinâmico é o Gravar & Sair. Active esta opção para mudar o botão de gravação para Gravar, Gravar Como ou Gravar & Sair, de acordo com a acção de gravação que efectuar, sempre que gravar uma imagem.

Copiar a Localização da Gravação para a Área de Transferência

Quando for gravada uma imagem, copia a localização em que o ficheiro foi gravado para a área de transferência. Podê-la-á então colar em todo o lado onde seja aceite a introdução de texto. Lembre-se que precisa de estar a executar um gestor da área de transferência para manter a localização na área de transferência, após a saída do Spectacle.

Usar uma cor de fundo clara

Usar uma cor de fundo clara para mascarar a área recortada no selector da região rectangular. Isto poderá fazer com que os cursores escuros sejam mais fáceis de ver.

Recordar a Região Rectangular

Por omissão, o Spectacle não mostra uma selecção inicial quando tira uma fotografia de uma região rectangular. Active esta opção para recordar a última região seleccionada do ecrã, configurando-a como a selecção inicial quando usar o selector de regiões rectangulares da próxima vez.

Configurar as Opções de Gravação

Quando usar as funções Gravar & Sair ou Gravar, o Spectacle grava a imagem, com um nome de ficheiro predefinido, na pasta Imagens da sua pasta pessoal. O nome do ficheiro por omissão inclui a data e hora em que a imagem foi capturada.

A opção para Configurar as Opções de Gravação permite-lhe definir o local e o padrão de nomes dos ficheiros a gravar. Se carregar nesta opção, irá invocar uma janela como a seguinte:

Configurar as Opções de Gravação

A janela inclui alguma ajuda apropriada sobre a configuração das opções de gravação.

Arrastar e Largar

Arrastar e Largar

Poderá arrastar uma imagem captura para outra aplicação ou documento. Se a aplicação for capaz de lidar com imagens, será inserida uma cópia da imagem total nela.

Se arrastar uma fotografia para uma janela de gestão de ficheiros, irá aparecer uma janela onde poderá modificar o nome do ficheiro e seleccionar o formato da imagem, sendo o ficheiro depois gravado na pasta respectiva.

Se arrastar a fotografia para um campo de texto, será introduzida a localização do ficheiro temporário gravado. Isto é útil, por exemplo, para enviar uma imagem em formulários Web ou para anexar as fotografias nos relatórios de erros no gestor de erros do KDE.

Isto funciona com todos os clientes que não conseguem processar os dados da imagem, mas que precisam apenas de um URL nos dados MIME arrastados.

Capítulo 5. Créditos e Licença

Capítulo 5. Créditos e Licença

Programa com 'copyright' (c) 2015 de Boudhayan Gupta .

Partes do código são baseadas directamente no código do projecto KSnapshot. 'Copyright' (c) 1997-2011 da equipa do KSnapshot. Estão disponíveis avisos de direitos de cópia detalhados nos cabeçalhos do código-fonte.

Partes do código são baseadas directamente no código do projecto KWin. 'Copyright' (c) 2008-2013 da equipa do KWin. Estão disponíveis avisos de direitos de cópia detalhados nos cabeçalhos do código-fonte.

Documentação baseada na documentação original do KSnapshot:

  • Copyright (c) 1997-2000 Richard J. Moore

  • Copyright (c) 2000 Matthias Ettrich

Tradução de Nuno Donato

A documentação está licenciada ao abrigo da GNU Free Documentation License.

Este programa está licenciado ao abrigo da GNU General Public License.