
Copyright © 2008–2010 Sebastian Kügler
O Plasma é a interface de base para o ambiente de trabalho.
Índice

O Plasma oferece um ambiente moderno e personalizado para executar as suas aplicações favoritas e para aceder à sua informações, onde quer que esteja. Outros atributos comuns do Ambiente de Trabalho Plasma incluem a gestão avançada das janelas e os efeitos do ecrã, o suporte para os elementos gráficos do Plasma para o KDE, a pesquisa integrada, a gestão do 'hardware' e um grau elevado de personalização.

A essência do Plasma ronda em torno de dois conceitos básicos:
- Elementos do Plasma
'Applets' ou pequenas aplicações que residem no ambiente de trabalho.
- Contentores
'Applets' que actuam como contentores para os elementos do Plasma
Num ambiente de trabalho predefinido, existem dois elementos principais: o Painel e o ecrã em si. Ambos são contentores, no contexto do Plasma.
Nota
O ecrã do Plasma pode ser configurado de inúmeras formas. A imagem abaixo mostra um ecrã relativamente normal. Algumas distribuições aplicam personalizações em grande quantidade, pelo que o seu ecrã poderá parecer diferente.
Da mesma forma, a aparência gráfica dos elementos da interface pode mudar o seu estilo. Estas imagens usam o estilo por omissão do Plasma, o Brisa.

O lançador de aplicações. Normalmente será o Lançador de Aplicações.
Alguns ícones que dão um acesso simples às aplicações usadas frequentemente
O Gestor de Tarefas, que mostra os títulos das janelas que pertencem às aplicações actualmente em execução. Nenhuma aplicação tinha aberto qualquer janela quando a imagem foi tirada
Uma Área de Pastas, que mostra o conteúdo da pasta 'Desktop'

O painel por omissão possui alguns elementos gráficos do Plasma: a começar na esquerda, existe o lançador de aplicações.

Podê-lo-á usar para iniciar as aplicações, abrir os ficheiros acedidos recentemente e as opções normais para sair/encerrar. Existe também uma estrutura que lhe permite percorrer facilmente as suas aplicações. A disposição foi optimizada para o caso de uso mais comum: iniciar uma aplicação. A página por omissão é a de Favoritos, a qual contém os itens mais usados. No início, poderá achar que lhe é mais útil a página de Aplicações. Logo que tenha descoberto as aplicações que usa com mais frequência, poderá carregar com o botão sobre os itens e seleccionar a opção , de modo a adicioná-los nessa página de Favoritos (ou directamente no painel ou no ecrã. Lembre-se que terá de “desbloquear” o Plasma com o botão no ecrã para qualquer modificação).
Se preferir o lançador de aplicações tradicional sob a forma de menus, mude-o ao carregar com o botão .
sobre o botão do menu e seleccionar a opção
Se quiser configurar o lançador de aplicações, mude-o ao carregar com o botão .
no botão do menu e seleccionando a opção
A barra de tarefas é outro elemento no painel. Mostra uma área para todas as janelas abertas no ecrã actual, por omissão. Poderá fazer com que mostre as janelas apenas do ecrã actual, assinalando para tal a opção . O tamanho do texto nos itens da barra de tarefas poderá ser definido no Configuração do Sistema, sob a opção → . Se carregar com o botão direito do rato na barra de tarefas, irá aparecer a janela de Configuração, onde poderá escolher várias opções para personalizar a sua barra de tarefas.

A seguir, no nosso painel predefinido, existe a Bandeja do Sistema, que é usada pelas aplicações tradicionais como área de acoplagem. Se carregar com o botão direito na Bandeja do Sistema, poderá esconder ou mostrar os ícones.

Um ícone que aparece normalmente na bandeja do sistema é o Notificador de Dispositivos. Ligue um disco USB, para que lhe apareça uma janela onde poderá abrir o dispositivo no Dolphin ou noutra aplicação associada.

O Notificador de Dispositivos é usado para lidar com os dispositivos acopláveis, como os dispositivos USB (também chamados de 'pen' ou unidades Flash), câmaras digitais, discos externos USB, etc. Também aparece quando um dado dispositivo, como um CD ou DVD, for introduzido numa unidade óptica.
Quando ligar um dispositivo externo ou carregar um novo disco numa unidade, a janela do Notificador irá aparecer (também a poderá abrir explicitamente se carregar no ícone respectivo no painel). Irá ficar aberta enquanto o cursor estiver sobre ela; caso contrário, desaparecerá automaticamente ao fim de alguns segundos.
A janela do Notificador mostra uma lista com todos os dispositivos que conhece de momento. Se passar o cursor do rato sobre um dispositivo, irá apresentar as acções possíveis para associar a esse dispositivo.

Se carregar em algum ponto da zona sombreada em torno do nome do dispositivo (mas não no ícone para ejectar/desmontar, caso esteja presente), irá expandir o item para mostrar a lista de acções possíveis para esse dispositivo. O conjunto de acções depende do dispositivo; isso pode ser configurado no menu de contexto do Notificador de Dispositivos ou nos módulos do Configuração do Sistema para as Acções do Dispositivo e Dispositivos Removíveis. Basta seleccionar um com o rato ou o teclado para invocar essa acção.
Existe também um pequeno ícone à direita de cada item que mostra se esse dispositivo está acessível de momento (montado) ou não. Só é possível desligar um dispositivo em segurança do computador se não estiver montado. Se carregar no ícone, fará com que o dispositivo seja desmontado e/ou o disco seja ejectado, caso esteja montado de momento, ou então montá-lo caso não o esteja já. Lembre-se que a ejecção/desmontagem poderá não ter sucesso se o dispositivo ainda tiver ficheiros abertos nele, isto é se a cópia de um ficheiro grande ainda não tiver terminado. Na maioria dos casos, poderá esperar um pouco e tentar de novo. Quando uma desmontagem tiver ocorrido com sucesso, irá aparecer um símbolo de sucesso no ícone do Notificador de Dispositivos.
A Bandeja do Sistema normalmente contém mais alguns itens como o Klipper, KMix etc.
Alguns dos itens predefinidos na Bandeja do Sistema estão escondidos para poupar espaço na barra. Para mostrar estes itens, carregue no pequeno triângulo branco , depois use o botão do rato para invocar um elemento ou no botão do rato para abrir a sua janela de configuração.
Finalmente, mais à direita no nosso painel predefinido, existe o elemento do Plasma Relógio Digital. Este relógio consegue apresentar a hora nos diferentes fusos-horários, assim como poderá mudar o seu tamanho. O relógio irá ajustar o seu tamanho de letra de acordo com a área que tiver disponível no contentor envolvente (sendo este o painel). Se optar por mostrar a data, esta será representada com a opção da janela do Configuração do Sistema para os Tipos de letra. A hora irá ocupar o resto do espaço. Por isso, no fim, irá escolher para si a quantidade de informação apresentada, assim como se esta cabe ou não. Se quiser mostrar mais informações, torne o painel maior ou coloque o relógio no ecrã, onde poderá então crescer à vontade.

Se tiver desbloqueado o seu ecrã (o que poderá fazer se carregar com o botão Alt+D, L). Irá aparecer um pequeno logótipo do Plasma no canto inferior direito do painel. Carregue nessa área de ferramentas para que o controlador do painel se abra.
no ecrã ou, quando nenhuma aplicação estiver em primeiro plano, com o
O controlador do painel permite-lhe posicionar, dimensionar e realinhar o painel. Os elementos do Plasma que residem no painel irão ajustar o seu tamanho automaticamente. Os elementos do Plasma têm algum conhecimento básico sobre o dimensionamento, sendo este providenciado pelo contentor. Estão programados para tirar partido desse tamanho, informando a 'applet' do espaço que irão necessitar se possível. No fim, o contentor atribui um tamanho possível às 'applets', pelo que estas irão obedecer.

Desbloqueie o ecrã, para que possa adicionar e remover elementos do Plasma do painel ou do ecrã. Poderá adicionar os mesmos se os arrastar para onde desejar. Carregue com o botão numa 'applet' para a remover. A janela para Adicionar Elementos também lhe permite marcar certas 'applets' como Favoritas, para que as possa encontrar de volta mais facilmente.

O botão para permite-lhe adicionar elementos que tenha transferido anteriormente. De momento, suporta os pacotes nativos do Plasmagik e os itens do painel do Mac® OS X. Os elementos que instalar desta forma poderão ser acedidos como se fossem elementos normais e pré-instalados.

O ecrã é, de facto, outro contentor. Apenas é um que não coloca restrições de tamanho nas 'applets'. Estas poderão ser posicionadas e dimensionadas à vontade. No ecrã desbloqueado, os elementos do Plasma irão mostrar uma moldura quando você passar o rato por cima delas. Esta pega da 'applet' permite-lhe mover, dimensionar e realinhar o elemento. Também lhe permite arrastar os Plasmóides para o ecrã. Os botões no canto são usados para dimensionar, rodar, configurar e remover a 'applet'. Quando for rodado, um elemento do Plasma irá actuar de forma magnética em direcção às 12 horas, pelo que será fácil de o repor numa posição adequada. Por omissão, a maioria das 'applets' mantêm as suas proporções quando forem dimensionadas. Se quiser dimensionar uma 'applet' de forma livre, mantenha a tecla Ctrl carregada enquanto dimensiona.
Se carregar com o botão direito no ecrã, poderá também configurar alguns aspectos, como o papel de parede usado, a disposição usada e as acções do rato. Oferecer-se-á para obter novos papéis de parede com o KNewStuff.
Na página de Ajustes, poderá optar por esconder a área de ferramentas do ecrã e ajustar o tratamento dos elementos.

Para mudar o tema do Plasma ou obter um novo através do KNewStuff, abra a página → no Configuração do Sistema.
Com as aplicações abertas, torna-se cada vez mais difícil ver os elementos do Plasma no seu ambiente de trabalho. O Painel coloca estes elementos Plasma à sua frente, como acontece na funcionalidade Mostrar o ecrã a que está habituado nos ambientes de trabalho tradicionais.

O elemento da Área de Pastas é usado para mostrar elementos como as pastas ou ficheiros de uma dada pasta, usando por omissão a pasta $
. HOME
/Desktop
Pode optar por ver todos os ficheiros ou apenas os filtrados de acordo com expressões regulares específicas (isto é, todos os ficheiros com uma determinada extensão) ou por tipo de ficheiro (isto é apenas as imagens).
Este elemento também suporta as propriedades básicas de gestão de ficheiros (mover, copiar, cortar e colar, por exemplo), podendo ter as acções que desejar na sua área de trabalho.

Se seleccionar a Área de Pastas da disposição na Configuração do Ecrã, poderá usar uma área de pastas como o ecrã inteiro, substituindo de forma efectiva o paradigma "antigo" dos ambientes de trabalho.

O KRunner é uma mini-linha de comandos versátil. Podê-la-á usar para iniciar as aplicações, abrir páginas Web, aceder a favoritos, pesquisar nos dados do seu ambiente de trabalho, calcular algumas equações simples, entre muitas outras coisas. Se carregar em Alt+Espaço, irá abrir a janela do KRunner. Poderá então começar a escrever, enquanto o KRunner irá começar a procurar ocorrências, assim que tiver escrito mais de dois caracteres. Poderá abrir a janela de configuração para aprender as funcionalidades do KRunner que é oferecida pelos 'plugins'. Poderá percorrer as ocorrências, usando a tabulação e as teclas de cursores.

Use o botão para abrir o módulo do Configuração do Sistema para a Pesquisa no Plasma e configurar onde efectuar as pesquisas no KRunner
O KRunner suporta as “Acções do Ambiente de Trabalho”, que são acções adicionais que uma aplicação poderá oferecer para efectuar acções comuns ou saltar directamente para uma tarefa específica do Gestor de Tarefas. Os exemplos mais comuns são Abrir uma Nova Janela Incógnita para abrir o seu navegador directamente no modo privado, o Compor um E-mail sem lançar o cliente de e-mail completo primeiro, ou ainda as acções oferecidas pelo Spectacle:

Se carregar na tecla Baixo num KRunner vazio, será apresentado o histórico das entidades recentes. Depois de invocar um resultado de pesquisa, a sua pesquisa passará para o topo, pelo que os comandos usados repetidamente nunca saem da lista.
Use o botão ou limpe o histórico completo na configuração do KRunner.
Se quiser saber o que se passa no seu sistema, carregue em Ctrl+Esc, que lhe dá um acesso rápido a uma lista de janelas e processos, com algumas opções para vigiar os seus resultados e matar os processos.

A caixa de ferramentas do ecrã, acedida através do canto superior esquerdo, tem um botão para mostrar as suas actividades, as quais poderão ser mais que uma. Basicamente, isto corresponde a vários contentores dos ecrãs que alojam diferentes conjuntos de elementos do Plasma. Abra a barra de “Actividades”, seleccione uma das actividades predefinidas ou escolha Criar uma Actividade para criar um novo contentor, ampliar para o seu novo contentor e personalizá-lo ao seu gosto. As actividades do Plasma e a grelha do ecrã do KWin são semelhantes nesse respeito, mas têm uma diferença fundamental. Enquanto os ecrãs virtuais são usados para agrupar e organizar janelas, as actividades do Plasma são usadas para agrupar e organizar elementos do Plasma. Desta forma, poderá mudar de actividades e ter diferentes itens do Plasma relevantes que suportem a tarefa que está a efectuar nessa altura. Poderá criar uma actividade de “Tempos livres”, com bandas desenhadas, um 'puzzle' e outros elementos do Plasma, assim com uma actividade de “Trabalho”, com fontes de RSS relevantes, uma calculadora e um calendário, por exemplo.
Para apagar uma actividade, carregue no botão da barra de “Actividades” (carregue em Alt+D e depois em Alt+A para abrir esta barra), depois carregue no 'X' vermelho (ou carregue em Alt+D e depois em Alt+R) para confirmar a remoção.

A maioria das funcionalidades do Plasma também está acessível através de combinações de teclas. As várias combinações devem ser carregadas em sequência; isto é, por exemplo, Alt+D, A significa: Carregue em Alt e D, largue e carregue em A.
De momento, poderá usar os seguintes atalhos predefinidos:
- Alt+D, A
Adicionar Elementos
- Alt+D, R
Remover o Elemento
- Alt+D, L
Bloquear/Desbloquear os Elementos
- Meta+=
Reduzir
- Meta+-
Ampliar
- Alt+D, N
Elemento Seguinte
- Alt+D, P
Elemento Anterior
- Alt+D, S
Configuração do elemento
- Alt+D, Alt+A
Actividades
- Alt+D, Alt+R
Remover esta Actividade
- Alt+D, Alt+S
Configuração da Área de Trabalho
- Meta+Tab
Actividade Seguinte
- Meta+Shift+Tab
Actividade Anterior
- Ctrl+F12
Mostrar o Ecrã
- Alt+D, T
Executar a Aplicação Associada
- Meta+Tab
Abrir o painel de Actividades

Plasma
Programa com 'copyright' 2008 de Aaron J. Seigo (aseigo AT kde.org)
Documentação com 'copyright' (c) 2008–2010 de Sebastian Kügler (sebas AT kde.org)
Tradução de José Nuno Pires (zepires AT gmail.com)
A documentação está licenciada ao abrigo da GNU Free Documentation License.