
4.5 (2010-09-15)
Copyright © 2002 Jeff Roush
O KMouseTool carrega o rato sempre que o cursor do rato parar por momentos. Foi desenhado para ajudar as pessoas com problemas crónicos de feridas, para os quais carregar em botões magoa.
Índice

O KMouseTool carrega o rato sempre que o cursor do rato parar por momentos. Foi desenhado para ajudar as pessoas com problemas crónicos de feridas, para os quais carregar em botões magoa. Também pode arrastar o rato, ainda que isto exija muito mais prática.
O KMouseTool pode eliminar a dor causa por carregar com o rato, e ajuda muitas pessoas a usar o computador sem dores. Infelizmente, também poderá ocorrer alguma dor simplesmente ao mover o rato na mesa. Se você estiver a sofrer de dores relacionadas com o computador e não tiver visto um médico ainda, faça-o por favor.
Só para tornar tudo bastante claro: embora o KMouseTool possa ajudar a reduzir a dor causada ao fazer carregar num botão do rato, não poderá evitar as dores causadas ao mover o rato. E, tal como em todas as ferramentas ergonómicas, a sua distância poderá variar.

Usar o KMouseTool é simples: o KMouseTool vigia-o à medida que você move o rato e, sempre que você parar por uns momento, ele carrega no botão por si.
O modo de Arrastamento Inteligente do KMouseTool permite-lhe arrastar o rato.
Quando o Arrastamento Inteligente estiver activo, o KMouseTool pára depois de ter carregado; se você mexer o rato, ele irá esperar até que você pare antes de terminar a selecção. Desta forma, você conseguirá carregar e arrastar o rato. O Arrastamento Inteligente exige um pouco mais de prática, mas torna-se natural logo que se habitue a ele.

As opções do KMouseTool são acedidas na sua maioria através do rato.
- /
Inicia (ou pára) o KMouseTool.
- Movimento mínimo:
O movimento mínimo em pontos antes de o KMouseTool tentar pressionar o rato.
- Tempo de permanência (1/10 s):
O tempo que o rato terá de parar antes de o KMouseTool pressionar. Tente aumentar este tempo se lhe custar a habituar ao KMouseTool
- Arrastamento inteligente
Activa ou desactiva o Arrastamento Inteligente. A utilização desligada é mais simples, como tal é a opção por omissão.
Se você activar o Arrastar inteligente, o campo Tempo de arrastamento (1/10 s): fica disponível. Este é o tempo que o KMouseTool irá esperar, depois de pressionar o botão, ante de voltar a pressionar se você não mexer o rato.
- Activar os traços
O KMouseTool agora suporta os traços. Quando você activar os traços, um ligeiro movimento para a direita e para trás, seguido de uma pausa, irá carregar no botão . Um movimento lento para a esquerda e para trás irá carregar duas vezes. (Os traços são indicados no ficheiro
$
. Este ficheiro é gerado pelo KMouseTool da primeira vez que é executado, mas poderá ser modificado posteriormente.)KDEHOME
/share/config/kmousetool_strokes.txt- Click audível
Toca um som sempre que o KMouseTool pressionar. Isto ajuda, principalmente com o Arrastamento Inteligente.
- Iniciar com o KDE
Quando isto estiver activo, o KMouseTool irá iniciar de cada vez que o KDE arrancar. De momento, isto só funciona no KDE. No GNOME ou noutros gestores de janelas veja a documentação do gestor de janelas em si para saber como iniciar um programa automaticamente sempre que inicia o sistema de janelas.
Repõe todas as configurações com os seus valores por omissão.
Repõe todas as configurações no seu estado anterior quando você tiver aberto a janela ou, se já tiver gravado alguma configuração com o botão , repõe a configuração para o estado em que se encontrava quando carregou no botão da última vez
Depois de alterar as opções, você precisa de carregar neste botão.
Abre o manual do utilizador (este documento).
Fecha a janela sem gravar nenhumas configurações.
Termina o KMouseTool

Estas sugestões podem ajudar a reduzir a curva de aprendizagem do KMouseTool um pouco.
Você poderá modificar os tempos de espera do KMouseTool, tanto para o pressionar do rato como para o arrastamento.
É melhor praticar o pressionar com os valores predefinidos do KMouseTool. Você poderá desejar especialmente deixar o Arrastamento Inteligente desactivado da primeira vez. Depois, quando se sentir à vontade com o pressionar do rato, passe então a praticar o Arrastamento Inteligente.
Ao usar o Arrastamento Inteligente, poderá ser ajudado se activar o Click Audível.
Ao usar o Click Audível, você poderá necessitar de aumentar a velocidade de resposta do KDE.

Este documento pode ter sido actualizado desde a sua instalação. Você poderá encontrar a última versão em http://docs.kde.org/current/kdeaccessibility/.
- 5.1. Ajudem! O KMouseTool continua a carregar de forma indesejada por todo o ecrã!
- 5.2. O meu rato prende quando o mexo. Posso à mesma usar o KMouseTool?
- 5.3. O KMouseTool pressiona e nunca larga o botão. O que é que se está a passar?
- 5.4. O KMouseTool move o cursor quando eu estou a tentar escrever.
- 5.5. Estou a tentar usar o Arrastamento Inteligente, mas não consigo usá-lo para editar texto.

KMouseTool
Programa copyright 2002 Jeff Roush (jeff AT mousetool.com)
e 2003 Gunnar Schmi Dt (gunnar AT schmi-dt.de)
Contribuições:
Jeff Roush
(jeff AT mousetool.com)
Gunnar Schmi Dt
(gunnar AT schmi-dt.de)
Olaf Schmidt
(ojschmidt AT kde.org)
Documentação com 'copyright' 2002 de Jeff Roush (jeff AT mousetool.com)
Tradução de José Nuno Pires (zepires AT gmail.com)
A documentação está licenciada ao abrigo da GNU Free Documentation License.
Este programa está licenciado ao abrigo da GNU General Public License.

O KMouseTool faz parte do projecto do KDE http://www.kde.org/.
O KMouseTool pode ser encontrado no pacote kdeaccessibility em ftp://ftp.kde.org/pub/kde/, o servidor principal do projecto do KDE.

Para pode usar com sucesso o KMouseTool, você irá necessitar da extensão XTest compilada como parte do seu X Window System®. Esta deverá já estar instalada no seu sistema; são poucos os sistemas que não a terão.
Para poder usar a funcionalidade do Click Audível, você terá de ter uma placa de som e algumas colunas, assim como deverá ter a placa de som configurada correctamente.

Para poder compilar e instalar o KMouseTool no seu sistema escreva o seguinte na pasta de base da distribuição do KMouseTool:
%
./configure
%
make
%
make install
Dado que o KMouseTool usa o autoconf e o automake não deve ter quaisquer problemas a compilá-lo. Se tiver, comunique-os para as listas do KDE.