
Copyright © 2000-2003 Philip Rodrigues
O Klipper é o utilitário de cópia & colagem da área de transferência do Plasma.
Índice

O Klipper é o utilitário da área de transferência do Plasma. Guarda o histórico desta área e permite-lhe ligar o conteúdo da área de transferência às acções das aplicações. Comunique por favor todos os problemas ou pedidos de funcionalidades para o Bugzilla do KDE.

Poderá usar o Klipper na bandeja do sistema como um elemento gráfico do Plasma ou como uma aplicação clássica. Ambas partilham a mesma funcionalidade, mas têm uma GUI diferente e mostram o último item do histórico ao passar o cursor sobre o ícone do Klipper na bandeja:

A janela do Klipper está escondida se a área de transferência estiver vazia.
Para mostrar o histórico da área de transferência, carregue no ícone do Klipper na bandeja do sistema.

Passe o cursor do rato sobre um item para aparecerem quatro ícones, os quais lhe permitem invocar uma acção, mostrar o código de barras, editar o conteúdo ou remover o elemento do histórico. Use o KSnapshot para capturar os códigos de barras e gravá-los.
Pode procurar pelo histórico da área de transferência se o abrir (carregue no Klipper) e escrever a sua pesquisa. Os resultados são actualizados à medida que você escreve. Para limpar o histórico da área de transferência, carregue no ícone à direita do campo de pesquisa.
A acção Configurar no menu de contexto abre a janela de configuração.
Para desactivar o item do Klipper, desmarque-o na página Geral da Configuração da Bandeja do Sistema (Alt+D, S).

Os itens anteriores da área de transferência são mostrados no topo do menu que aparece. Se seleccionar um desses itens copiá-lo-á para a área de transferência, a partir do qual poderá ser colado em qualquer aplicação do KDE ou do X, como de costume.
Poderá pesquisar no histórico da área de transferência se escrever a sua pesquisa no campo respectivo do topo. Os resultados são actualizados à medida que escreve.

O Klipper pode efectuar acções no conteúdo da área de transferência, baseando-se na possível correspondência com uma dada expressão regular. Por exemplo, todos os itens da área de transferência que comecem por “http://” podem ser passados ao Firefox ou ao Konqueror como URL's a abrir. Para além disso, se o conteúdo corresponder a um dado local, poderá efectuar acções semelhantes com base no tipo do ficheiro. isto é, se for copiada a localização de um ficheiro PDF para a área de transferência, o ficheiro poderá ser visto no Okular.
Para usar esta funcionalidade, basta copiar um URL ou um nome de ficheiro para a área de transferência. Se existir uma expressão regular correspondente na lista do Klipper, irá aparecer um menu a mostrar-lhe as opções que tem para a sua selecção. Use o rato ou o teclado para seleccionar a opção que deseja, para que o Klipper execute o programa que seleccionou e abrindo o endereço apontado pelo conteúdo da área de transferência.
Se não quiser efectuar nenhuma acção no conteúdo da área de transferência seleccione no menu para voltar ao que estava a fazer. Se deixar o menu, este irá desaparecer, deixando-o continuar o seu trabalho. Pode alterar o período em que o menu permanece aberto na janela de configuração, na acção Tempo-limite para o menu de acções da secção Geral. Poderá desactivar em separado a componente do nome do ficheiro, usando a opção Activar as acções baseadas no MIME da página Acções.
As acções podem ser desactivadas por completo, carregando em Ctrl+Alt+X.
O conteúdo da área de transferência que corresponder a uma dada expressão regular poderá também ser editado antes de efectuar uma acção sobre ele. Seleccione no menu do Klipper, alterando o conteúdo da área de transferência na janela que aparece, antes de carregar no botão para executar a acção apropriada.
Ao carregar em Ctrl+Alt+R fará aparecer o menu para repetir a última acção efectuada pelo Klipper.

O Klipper poderá ser usado para definir o comportamento da área de transferência e da selecção no Plasma.
Nota
O X Window System® usa duas áreas de transferência separadas: a “selecção” e a “área de transferência propriamente dita”. O texto é colocado na selecção bastando para tal seleccioná-lo e poderá ser colado com o botão do meio do rato. O texto, para a área de transferência em si, terá de ser explicitamente colocado nesta ao seleccioná-lo e carregando em Ctrl+X ou em Ctrl+C. O texto da área de transferência é colado usando o Ctrl+V ou seleccionando a opção num menu de contexto.
Para mudar o comportamento da selecção/área de transferência, seleccione o no menu de contexto do Klipper, e na janela que aparece, seleccione a página Geral. Se desligar a opção Sincronizar a área de transferência e a selecção faz com que a área de transferência e a selecção funcionem como áreas completamente separadas, tal como descrito acima. Com esta opção seleccionada, a opção Ignorar a selecção, se estiver também activada, irá evitar que o Klipper inclua o conteúdo da selecção no histórico da área de transferência e execute as acções no conteúdo da selecção. Se optar por Sincronizar o conteúdo da área de transferência e da selecção faz com que o conteúdo de ambas as zonas possa ser colado com o ou com a combinação de teclas Ctrl+V, e o mesmo se aplica para o texto da área de transferência.

- Gravar o conteúdo da área de transferência ao sair
Se esta opção estiver activada, o histórico da área de transferência será gravado quando o Klipper sair, permitindo a si usá-lo da próxima vez que a aplicação for iniciada.
- Evitar o esvaziamento da área de transferência
Se estiver seleccionado, a área de transferência nunca ficará vazia. O Klipper irá inserir o item mais recente da área de transferência no histórico desta, em vez de permitir que este esteja vazio.
- Ignorar as imagens
Quando for seleccionada uma área do ecrã com o rato ou o teclado, esta é chamada de “selecção”. Se esta opção for seleccionada, somente as selecções de texto são guardadas no histórico, enquanto as imagens e as outras selecções não.
- Ignorar a selecção
Altera o modo da área de transferência. Esta opção irá impedir o Klipper de incluir o conteúdo da selecção no seu histórico e de efectuar acções com base no conteúdo da selecção. Veja a secção “Comportamento da Área de Transferência/Selecção”.
- Apenas a selecção do texto
Quando for seleccionada uma área do ecrã com o rato ou o teclado, esta é chamada de “selecção”. Se esta opção for seleccionada, somente as selecções de texto são guardadas no histórico, enquanto as imagens e as outras selecções não. Veja a secção “Comportamento da Área de Transferência/Selecção”.
- Sincronizar o conteúdo da área de transferência e o da selecção
Define o modo da área de transferência. Quando for seleccionada uma área do ecrã com o rato ou o teclado, esta é chamada de “selecção”. Se esta opção for seleccionada, a selecção e a área de transferência são igualadas, pelo que tudo o que esteja na selecção fica imediatamente "disponível para colar noutro lado", usando qualquer método, incluindo o método tradicional do botão do meio. Caso contrário, a selecção fica registada no histórico da área de transferência, mas a selecção só poderá ser colada com o botão do meio do rato. Do mesmo modo, veja a opção Ignorar a selecção. Veja a secção “Comportamento da Área de Transferência/Selecção”.
- Tempo-limite para o menu das acções
Altera o tempo que o menu das acções irá permanecer aberto, se não fizer nada com ele.
- Tamanho do histórico da área de transferência
Altera o número de itens que são armazenados no histórico da área de transferência.

- Repetir as acções num item seleccionado no histórico
Se isto estiver assinalado, a selecção de um item do histórico faz com que o Klipper mostre o menu das acções desse item, se for apropriado.
- Remover os espaços em branco ao executar as acções
Se estiver seleccionada, todos os caracteres em branco (espaços, tabulações, etc.) no início e no fim do conteúdo da área de transferência serão removidos antes de passar o conteúdo da área de transferência para a aplicação. Isto é útil, por exemplo, se a área de transferência contiver um URL com espaços que, se for aberto por um navegador Web, iria causar um erro.
- Activar as acções baseadas no MIME
Se seleccionado, para além das acções que definiu, irá aparecer uma lista de aplicações para o tipo MIME detectado no menu de contexto.
- Editar as Expressões/Acções
Na secção Acções, faça duplo-click na expressão regular ou na acção que deseja editar ou seleccione-a e carregue no botão . Irá aparecer um campo de edição no qual poderá alterar o texto da expressão como desejar.
- Adicionar Expressões/Acções
Carregue no botão para adicionar uma expressão regular com a qual o Klipper deverá fazer a correspondência. O Klipper usa a
QRegExp
do Qt™, a qual compreende a maioria das expressões regular que usaria no grep ou no egrep, por exemplo.Pode adicionar uma descrição para o tipo da expressão regular (isto é “URL de HTTP”) carregando com o botão na coluna Descrição.
Nota
Poderá encontrar informações mais detalhadas sobre a utilização das expressões regulares do
QRegExp
em http://doc.qt.io/qt-5/qregexp.html#details. Lembre-se que o Klipper não suporta o modo de caracteres especiais indicados nesta página.Edite a expressão regular tal como é descrito acima. Para adicionar um comando a executar, carregue em e edite no campo de edição do texto no local. Se fizer duplo-click sobre um comando, podê-lo-á editar.
Repare que o %s na linha de comandos é substituído pelo conteúdo da área de transferência, isto é se a sua definição do comando for
kwrite %s
e o conteúdo da sua área de transferência for/home/ze/ficheirotexto
, o comandokwrite
será executado. Para incluir o %s na linha de comandos, assinale-o com uma barra invertida, como no exemplo:/home/ze/ficheirotexto
\%s
.Abre a janela do Desactivar as Acções para as Janelas do tipo WM_CLASS.
Alguns programas, como o Konqueror, usam a área de transferência internamente. Se não quiser que o Klipper notifique a toda a hora ao usar uma dada aplicação, faça o seguinte:
Abra a aplicação.
A partir de um terminal, execute
xprop | grep
e carregue depois na janela da aplicação que está a correr.WM_CLASS
O primeiro texto a seguir ao sinal de '=' é o valor a indicar.
Logo que seja adicionada a WM_CLASS, já não serão geradas mais acções para as janelas dessa aplicação.

A secção de atalhos permite-lhe alterar os atalhos de teclado que são usados para aceder às funções do Klipper. Pode alterar o atalho para uma de três coisas:
- Nenhuma
A acção seleccionada não poderá ser acedida directamente a partir do teclado
- Predefinição
A acção seleccionada usa a tecla por omissão do Klipper. Estes são os atalhos referidos neste manual.
- Personalizada
A acção seleccionada é atribuída às teclas que escolher.
Para escolher uma tecla personalizada para a acção que seleccionou, carregue em Personalizada e depois em Nenhuma. Depois, indique a combinação de teclas desejada no seu teclado, como em qualquer aplicação do KDE.
Se tiver definido um atalho para Abrir o Klipper na Posição do Rato, ao carregar neste atalho irá abrir o menu de contexto do Klipper na posição do cursor do rato, em vez da sua posição predefinida (no Painel do Plasma). É útil se usar o rato mais que o teclado.

Klipper
Programa copyright 1998 Andrew Stanley-Jones (asj AT cban.com)
Programa copyright 1998-2000 Carsten Pfeiffer (pfeiffer AT kde.org)
Mantido actualmente por Esben Mose Hansen. Veja em http://mosehansen.dk/about os detalhes do contacto.
Documentação copyright 2000-2003, 2005 Philip Rodrigues (phil AT kde.org)
Tradução de José Nuno Pires (zepires AT gmail.com)
A documentação está licenciada ao abrigo da GNU Free Documentation License.
Este programa está licenciado ao abrigo da GNU General Public License.