Manual do KFind

Manual do KFind

Dirk Doerflinger

Tradução: Nuno Donato
revisão Aplicações 16.12 (2016-11-05)

O KFind é um utilitário do KDE para encontrar ficheiros.


Capítulo 1. Introdução

Capítulo 1. Introdução

O KFind é um utilitário do KDE para encontrar ficheiros.

Iniciando o KFind

A ferramenta para Procurar Ficheiros é uma forma útil de procurar por ficheiros específicos no seu computador ou para procurar por ficheiros que correspondam a um padrão. Um exemplo disto poderia incluir procurar por ficheiros de um determinado tipo ou com certas letras no nome do ficheiro. Você poderá carregar este utilitário no Konqueror (no modo de gestão de ficheiros) se carregar em FerramentasProcurar Ficheiros (Ctrl+F) no menu. Se quiser usar o KFind como uma ferramenta autónoma, invoque-o com o KRunner.

Capítulo 2. Procurar Ficheiros

Capítulo 2. Procurar Ficheiros

A Janela Nome/Localização

Ao iniciar o KFind, irá ver uma janela bastante simples. Escreva o nome do ficheiro que procura no campo Chamado:. Poderá usar caracteres especiais e pontos-e-vírgulas (;) para separar vários nomes.

Escolha uma pasta onde deseja procurar, escrevendo-a no campo Procurar em: ou carregando em Escolher... (pode activar ou desactivar a visualização dos ficheiros e pastas escondidos na janela com as combinações Alt+. ou F8), carregando depois em Enter ou carregando em Procurar. Use o botão Parar para cancelar uma pesquisa. O resultado de uma pesquisa poderá ser gravado no formato HTML ou como texto simples, com o botão Gravar Como....

Se a opção Incluir as sub-pastas estiver assinalada, todas as sub-pastas que comecem pela sua pasta escolhida serão também pesquisadas. Se activar a opção Distinguir capitalização, o KFind irá apenas procurar os ficheiros que tenham uma correspondência exacta do nome. Active a opção Mostrar os ficheiros escondidos para os incluir na sua pesquisa. Se seleccionar a opção Usar o índice dos ficheiros, poderá usar o índice dos ficheiros criado pelo pacote locate, de modo a acelerar a pesquisa.

Poderá usar as seguintes sequências especiais para os nomes dos ficheiros ou pastas:

O Asterisco: *

O asterisco serve para substituir quaisquer números ou caracteres que faltem (mesmo o zero), isso significa que, por exemplo procurando por marc* pode encontrar os ficheiros marc,marc.png e marc_nao_pode_ler_isto.kwd. No entanto, mar*.kwd podia encontrar marketplace.kwd e marc_nao_pode_ler_isto.kwd.

O Ponto de Interrogação:?

Em contraste com o asterisco, o ponto de interrogação substitui exactamente um carácter, por isso o mar? poderá encontrar marc, mas o marc? não irá encontrar nada, visto que os nossos ficheiros chamam-se marc e marc.png. O utilizador poderá pôr quantos pontos de interrogação quiser, ele irá encontrar exactamente esse número de caracteres.

O Conjunto de Caracteres [...]

Isto corresponde a qualquer um dos caracteres entre parêntesis rectos.

É claro que poderá combinar essas duas máscaras no mesmo termo de pesquisa.

O resultado da sua pesquisa será apresentado no campo abaixo. Se carregar com o botão direito do rato numa selecção deste campo, irá abrir um menu de contexto com várias acções para os seguintes ficheiros ou pastas.

A Página Conteúdo

A Página Conteúdo

Tipo de ficheiro

Aqui pode indicar o tipo de ficheiro que procura.

Contendo o texto

Introduza aqui a palavra ou frase que os ficheiros que procura deverão ter. Nota: Se fizer isto numa pasta grande ou tiver activado a opção Incluir as Sub-pastas na página Nome/Localização, a procura pode demorar muito tempo.

Nota

Esta opção não irá funcionar para todos os ficheiros listados sob o Tipo de ficheiro. Só são suportados os seguintes tipos de ficheiros:

  • Ficheiros de texto, isto é código-fonte e ficheiros README

  • KWord >= 1.2

  • KPresenter >= 1.2

  • KSpread >= 1.2

  • OpenOffice.org Writer / LibreOffice Writer

  • OpenOffice.org Impress / LibreOffice Impress

  • OpenOffice.org Calc / LibreOffice Calc

  • Calligra Words

  • Calligra Sheets

  • Calligra Stage

Distinguir capitalização

Se você activar esta opção, o KFind só irá procurar os ficheiros que tenham a mesma capitalização; isto é, o MARCO só irá corresponder com o MARCO, mas não com o Marco.

Expressão regular

Se instalou o KRegExpEditor do pacote playground/utils, no servidor de Git do KDE, terá também esta opção. Se a activar poderá procurar por uma regexp ou expressão regular. Uma expressão regular é uma forma de especificar condições para a sua procura, e estas podem ser bastante complexas, e de igual modo bastante poderosas. Se não estiver habituado a utilizar expressões regulares, pode escolher Editar para abrir o KRegExpEditor. Esta ferramenta permite-lhe construir o conjunto de condições de forma gráfica, e no fim gera a expressão.

O KRegExpEditor é uma ferramenta muito útil, e pode ser utilizado a partir de muitas aplicações KDE para além do KFind. Pode obter mais informações no seu ficheiro de ajuda.

Incluir os ficheiros binários

Isto permite-lhe procurar em qualquer tipo de ficheiro, mesmo nos que normalmente não contêm texto (como os ficheiros de programas e imagens).

A Página de Propriedades

A Página de Propriedades

Aqui você poderá detalhar a sua procura. Estes são os refinamentos especiais que poderá escolher:

Procurar todos os ficheiros criados ou modificados

Aqui você tanto poderá indicar duas data, entre as quais os ficheiros foram criados ou modificados, ou mesmo um período de tempo.

Tamanho do ficheiro é

Aqui poderá especificar se o ficheiro tem de ter no mínimo ou no máximo o tamanho que indicou no campo seguinte, ou ainda ter o tamanho igual.

Ficheiros pertencentes ao utilizador, Ficheiros pertencentes ao grupo

Aqui poderá indicar o nome de grupo e utilizador dos ficheiros.

Capítulo 3. Créditos e Licença

Capítulo 3. Créditos e Licença

KFind

Copyright do programa:

Programadores

  • Martin Hartig

  • Stephan Kulow

  • Mario Weilguni

  • Alex Zepeda

  • Miroslav Flídr

  • Harri Porten

  • Dima Rogozin

  • Carsten Pfeiffer

  • Hans Petter Bieker

  • Waldo Bastian

Documentação copyright 2001 Dirk Doerflinger

Tradução de Nuno Donato

A documentação está licenciada ao abrigo da GNU Free Documentation License.

Este programa está licenciado ao abrigo da GNU General Public License.