
Copyright © 2011 Subhashish Pradhan
Copyright © 2012 T.C. Hollingsworth
Permission is granted to copy, distribute and/or modify this document under the terms of the GNU Free Documentation License, Version 1.2 or any later version published by the Free Software Foundation; with sem Secções Invariantes, with sem Textos de Capa Frontal, and with sem Textos de Capa Traseira. A copy of the license is included in secção intitulada "GNU Free Documentation License".
Índice
O módulo de Atalhos Personalizados do Configuração do Sistema permite-lhe configurar atalhos personalizados e gestos do rato. Poderá usá-los para controlar as aplicações, executar comandos específicos, entre outras coisas.

O módulo permite-lhe ordenar os atalhos relacionados em grupos. Por exemplo, se tiver alguns atalhos relacionados com o seu leitor de música, poderia criar um grupo para eles chamado Leitor de Música
.
Para adicionar um novo grupo, carregue no botão por baixo da área esquerda e seleccione a opção .
Para adicionar um novo atalho, carregue no botão por baixo da área esquerda e seleccione a opção .
O primeiro menu que aparece permite-lhe seleccionar o tipo de evento activado. Estão disponíveis as seguintes opções:
Estes são atalhos predefinidos que serão reconhecidos em qualquer lado, desde que esteja a correr uma Área de Trabalho Plasma do KDE.
As Acções das Janelas são eventos que ocorrem quando algo acontece a uma janela em particular, como o momento em que aparece, ganha foco ou é fechada.
Uma acção de gesto do rato é despoletada quando um movimento em particular do rato (ou ecrã táctil) é efectuado.
Assim que tiver seleccionado o tipo de evento, irá aparecer outro submenu que lhe permite seleccionar um tipo de acção. Estão disponíveis os seguintes tipos:
Esta acção irá invocar um comando ou abrir um URL quando o atalho for despoletado.
A acção irá invocar um método de D-Bus numa aplicação em execução ou num serviço do sistema. Para mais informações sobre o D-Bus, veja a Introdução ao D-Bus na Base Técnica do KDE.
Esta acção irá enviar dados introduzidos pelo teclado à aplicação em execução de momento, como se os tivesse escrito você mesmo.
Assim que tiver seleccionado o tipo de acção, poderá então editar o atalho a seu gosto. Veja mais informações em “Modificar os Atalhos”.
Para apagar um atalho ou grupo seleccione-o e depois carregue no botão por baixo da área esquerda, seleccionando depois a opção .
Poderá exportar um grupo, para que possa gravar os atalhos nele contidos e usá-los noutro computador ou manter uma cópia de segurança.
Para exportar um grupo, seleccione o grupo a exportar, depois carregue no botão por baixo da área da esquerda e seleccione a opção , que abre uma nova janela que lhe permite definir algumas opções sobre o grupo exportado. Estão disponíveis as seguintes opções:
- Acções da Exportação
Isto permite-lhe seleccionar o estado em que estarão os atalhos quando forem importados mais tarde. Seleccione o Estado Actual para manter o seu estado actual, Activo para garantir que estão todos activos ou Inactivo para garantir que estão todos desactivados.
- ID
Aqui poderá introduzir texto para identificar o grupo Se o grupo for incluído por omissão, este texto poderá ser preenchido por omissão.
- Permitir a Junção
Isto define o que acontece se o grupo já existir no sistema em que é importado o grupo exportado. Quando estiver activo, todas as acções novas serão adicionadas ao grupo no sistema de destino, enquanto as acções que tiverem o mesmo nome, mas uma configuração diferente, serão actualizadas com a configuração do ficheiro importado. Se estiver desactivado, o módulo recusar-se-á a importar o ficheiro.
- Nome do Ficheiro
Aqui poderá indicar o nome do ficheiro para onde deseja exportar o atalho. Também poderá seleccionar o botão
à direita do campo de texto para abrir a janela Ficheiro e seleccionar um ficheiro aí.
Dica
Os ficheiros exportados usam a extensão
.khotkeys
por omissão.

Na secção esquerda da janela, os atalhos predefinido estarão classificados por grupos. Estes grupos poderão ser expandidos se carregar na seta ao lado deles para revelar os atalhos.
Quando carregar num grupo, ser-lhe-ão apresentadas duas páginas para configurar o grupo em si. O Comentário permite-lhe guardar notas sobre o grupo e não são usadas de facto pelo sistema para nada. A página de Condições permite-lhe restringir em que janelas funciona um dado grupo de atalhos.
As condições são apresentadas numa árvore, onde o nível de topo é o E. Todas as condições abaixo do E deverão ser satisfeitas para os atalhos no grupo a ser despoletado.
Poderá adicionar grupos adicionais de condições se carregar no botão à esquerda da árvore de condições. Os tipos de grupos incluem o , o , no qual só um membro do grupo é que precisa de ser satisfeito e o , no qual o inverso de todos os membros irá activar os atalhos no grupo.
Para adicionar uma definição de janela à lista, carregue no botão . Poderá seleccionar se quiser que o atalho seja despoletado apenas se estiver dentro da janela indicada de momento, ou poderá então seleccionar a se quiser que o atalho seja despoletado, desde que essa última janela esteja aberta, independentemente se a está a usar ou não. Se seleccionar qualquer uma destas opções, irá abrir uma janela onde poderá editar as definições da janela.
Carregue no botão para editar um conjunto existente de definições da janela. Abrir-se-á uma janela com o editor de definições da janela. Para mais informações, veja “Definir as Janelas”.
Para remover uma definição de janelas da lista de condições, carregue no botão .

Na secção esquerda da janela, os atalhos predefinido estarão classificados por grupos. Estes grupos poderão ser expandidos se carregar na seta ao lado deles para revelar os atalhos.
Por omissão, estão instalados os grupos KMenuEdit, Gestos do Konqueror e Exemplos. As aplicações poderão fornecer atalhos adicionais; isto é, o Spectacle adiciona um grupo Fotografias. Este grupo, quando for expandido, revela diversas configurações de atalhos, como a Iniciar a Ferramenta de Capturas que, quando for seleccionada, revela a secção do lado direito com três páginas:
A página de Comentário permite-lhe descrever como usar o atalho, o que ele faz ou tudo o que possa desejar incluir.
A página do Evento contém a configuração da activação do evento, que depende do seu tipo:
- Atalho Global
Para modificar um atalho de teclado, carregue no botão com a chave inglesa e indique depois o atalho de teclado desejado. Para apagar o atalho, carregue no botão com o ícone
à direita do botão para modificar o atalho.
- Acção da Janela
As acções das janelas contêm várias opções:
- Despoletar Quando
Isto configura a acção em particular da janela que deverá ocorrer para activar o atalho. Estão disponíveis as seguintes opções:
A janela aparece - Activado quando é aberta uma janela.
A janela desaparece - Activado quando é fechada uma janela.
A janela ganha o foco - Activado quando muda para uma dada janela.
A janela perde o foco - Activado quando muda para fora de uma dada janela.
- Janela
Aqui é onde define a janela ou janelas actuais a que se aplica o evento. Para mais informações, veja em “Definir as Janelas”
- Gesto do Rato
Poderá alterar um gesto do rato se carregar no botão por baixo da área que apresenta o gesto do rato, que por sua vez irá abrir uma janela. Mantenha carregado o botão do rato e desenhe o gesto do rato desejado na área indicada. O gesto será gravado quando largar o botão do rato.
A página Acção é onde configura a acção que será efectuada quando o atalho for despoletado. Existem diversos tipos de acções que terão diferentes opções de configuração:
- Comando/URL
Quando usar um Comando ou URL como evento, será apresentado um campo de texto onde poderá indicar o comando a executar ou o URL a abrir quando for despoletado o atalho. Poderá também carregar no botão à direita do campo de texto, para abrir uma janela de selecção de ficheiros na qual poderá seleccionar um ficheiro no seu sistema local ou remoto.
- Comando de D-Bus
São fornecidas as seguintes opções que lhe permitem definir um método de D-Bus a executar:
- Aplicação remota
O nome do serviço da aplicação remota sobre o qual o método será executado, como por exemplo
org.kde.spectacle
, caso deseje efectuá-la sobre a ferramenta de capturas do ecrã Spectacle.- Objecto remoto
A localização do objecto remoto sobre o qual é suposto o método ser aplicado, como por exemplo
/
, para acções de capturas do ecrã com o Spectacle, ou/Document/1
, se por exemplo desejar aplicá-lo sobre o primeiro documento aberto no Kate.- Função
O nome do método de D-Bus a ser invocado, como por exemplo
Fullscreen
, se quiser tirar uma fotografia de todo o ecrã, ouprint
caso deseje imprimir o documento.- Argumentos
Indique os argumentos adicionais para o método de D-Bus a ser invocado.
- Chamada
Use este botão para verificar que a acção funciona como seria de esperar.
- Lançar o Navegador de D-Bus
Invoca a aplicação QDBusViewer, para que possa navegar pelos métodos e argumentos de D-Bus de uma dada aplicação em execução.
Para mais informações sobre o D-Bus, veja a Introdução ao D-Bus na Base Técnica do KDE.
- Enviar Dados do Teclado
No topo da página Acção, existe um campo de texto grande onde poderá indicar as sequências de teclas que deseja enviar quando activar o atalho.
A maioria das teclas contém um único carácter, pelo que para as introduzir só precisa de indicar esse carácter. Por exemplo, para escrever um “A”, basta indicar
A
. Algumas teclas têm nomes mais compridos, pelo que poderá também usar esses nomes. Por exemplo, para carregar na tecla Alt, basta indicarAlt
.As sequências de teclas deverão ser separadas por dois pontos (
:
). Por exemplo, para escrever “xpto”, indiqueX:P:T:O
.As teclas que tiverem de ser pressionadas ao mesmo tempo deverão ser separadas por um sinal de adição. Por exemplo, para carregar em Ctrl+C, indique
Ctrl+C
.Dica
Lembre-se que tem de introduzir as sequências de teclas aqui exactamente como faria num teclado. Para colocar as letras em maiúsculas, deverá introduzir a tecla Shift. Por exemplo, para escrever “Bom”, escreva
Shift+B:O:M
.Isto também se aplica aos caracteres especiais. Por exemplo, para escrever o símbolo 'at' (arroba) no teclado Americano, escreva
Shift+2
.Atenção
A acção que será efectuada depende da disposição de teclado seleccionada. Se mudar de disposições de teclado e activar um atalho, poderá ter consequências indesejadas.
Para além do campo de introdução de sequências de teclas, poderá seleccionar a janela para onde serão dirigidas as sequências. Poderá optar pelas seguintes alternativas:
Janela activa - A janela que está aberta de momento.
Janela específica - A janela que descrever aqui, usando o formulário abaixo. Para mais informações como descrever as janelas, veja em “Definir as Janelas”.
Janela da acção - Ao usar o tipo de evento Acções da Janela, indique as sequências de teclas na janela que despoletou o atalho.

Diversas áreas do módulo permitem-lhe definir uma lista de janelas. Todas elas usam a mesma interface, que contém as seguintes opções:
- Comentário
Isto é meramente um texto informativo que poderá usar para explicar onde se aplica o evento ou para gravar outras informações úteis. Não é usado de facto para nada pelo sistema.
- Lista de Janelas
Por baixo do campo Comentário à esquerda, existe a lista com todas as definições de janelas presentes de momento no evento. Basta carregar num para efectuar uma operação sobre ele.
Carregue neste botão para modificar a definição de janelas seleccionada de momento. Uma janela é aberta, permitindo-lhe editá-la. Esta janela contém as seguintes opções:
- Dados da Janela
Aqui é onde descreve a janela onde se deverá aplicar o evento.
No topo, existe um campo Comentário que é informativo como o existente na página do Evento.
Estão disponíveis três características das janelas:
Título da janela - O título que aparece no topo da janela.
Classe da janela - Normalmente o nome da aplicação.
Papel da janela - Normalmente o nome da classe Qt™ que compõe a janela.
Cada característica da janela oferece uma lista e um campo de texto por baixo dela. Indique o valor para o qual deseja testar as janelas no campo de texto. NA lista, seleccione o tipo de teste que deseja aplicar. Poderá usar o É para uma correspondência exacta, o Contém para obrigar a que o texto introduzido exista algures dentro do valor total ou Corresponde à Expressão Regular para usar uma expressão regular que defina a correspondência. Poderá também efectuar o inverso de todas estas operações. Seleccione a opção Não é Importante se não quiser que essa característica em particular seja verificada.
A forma mais fácil de preencher esta informação é abrir a janela desejada, carregando depois no botão no fundo desta secção, carregando finalmente na janela desejada do evento. Todas as três características da janela serão preenchidas com a informação dessa janela, podendo ajustar as definições como for necessário.
- Tipos de Janelas
Isto permite-lhe restringir a correspondência a um dado tipo de janela em particular. Estão disponíveis as seguintes opções:
Normal - Uma janela de aplicação normal.
Ecrã - O ecrã principal é de facto uma janela especial por si só.
Janela de Diálogo - Uma pequena janela que faz parte de uma aplicação normal, como uma mensagem ou um ecrã de configuração.
Acoplável - Uma pequena janela que pode ser associada ou destacada da janela principal de uma aplicação.
Cria uma nova definição de janelas. Isto abre a janela de edição descrita acima.
Isto cria uma nova definição de janelas com as mesmas especificações que a definição da janela seleccionada. Irá abrir a janela de edição descrita acima, para que possa fazer mais alterações.
Remove a definição de janelas seleccionada de momento.

Quando abrir pela primeira vez o módulo, ou quando carregar no botão por baixo da área da esquerda, existirão várias opções de configuração na área direita:
- Iniciar o serviço de Acções da Entrada no arranque da sessão
Isto configura se deve ou não activar a aplicação em segundo plano que vigia os atalhos de teclado e despoleta as acções configuradas. Está activo por omissão.
- Gestos
Seleccione esta opção para activar os gestos com o rato.
Existem duas opções específicas para os gestos do rato:
- Tempo-limite
Isto define o intervalo de tempo máximo durante o qual será vigiado o gesto do rato e reconhecido pelo sistema, em milisegundos.
- Botão do Rato
Isto define o botão do rato a usar para os gestos do rato. Normalmente, o
1
é o botão do rato, o2
é o botão do rato e o3
é o botão do meio ou a roda. Se o seu rato tiver mais botões, poderá também usar estes em alternativa.Nota
O botão 1 está indisponível, para que os gestos do rato não interfiram com o funcionamento normal do seu sistema.

Muito obrigado ao participante no Google Code-In 2011 Subhashish Pradhan por escrever a maior parte deste artigo.
Tradução de José Nuno Pires (zepires AT gmail.com)
A documentação está licenciada ao abrigo da GNU Free Documentation License.
Este programa está licenciado ao abrigo da GNU General Public License.