
Copyright © 2006 Peter Penz
Copyright © 2006 Orville Bennett, Michael Austin
Copyright © 2009 Frank Reininghaus
O Dolphin é o gestor de ficheiros predefinido do KDE, desenhado com a usabilidade em vista.
Índice

O Dolphin é o gestor de ficheiros predefinido do Plasma. Ele pretende melhorar a usabilidade ao nível da interface com o utilizador. O Dolphin foca-se apenas em ser um gestor de ficheiros, enquanto o Konqueror, que era o gestor de ficheiros por omissão do KDE, no caso do KDE 3 e que ainda pode continuar a ser usado na gestão de ficheiros, é um visualizador universal para diversos tipos de ficheiros.
Esta aproximação de desenvolvimento permite concentrar-se em optimizar a interface do utilizador para a tarefa específica da gestão de ficheiros.
Por favor comunique quaisquer problemas ou pedidos de funcionalidades para o autor do Dolphin na janela de comunicação de erros. Esta está acessível através do botão do lado direito da barra de ferramentas, no caso do modo sem menu, ou da opção → da aplicação.

A imagem abaixo mostra a interface de utilizador predefinida para o Dolphin:

A interface predefinida do Dolphin.
Os elementos da interface predefinida são:
A barra de ferramentas, que poderá usar para aceder rapidamente às acções usadas com maior frequência. Esta barra pode ser personalizada se carregar nela com o botão do menu de contexto ou do botão de ou com a opção do menu → .
do rato e escolher a opçãoOs itens da barra de ferramentas onde o ícone é suficiente para reconhecer o comando não têm o texto ao lado dos ícones. Isto poderá ser alterado se carregar com o botão Mostrar o Texto. O botão , do lado direito da barra de ferramentas, só aparece se o menu estiver escondido.
do rato e seleccionar o item por baixo deA barra de localização, que mostra sempre a localização da pasta actual. Pode comutar entre dois modos diferentes; veja a secção sobre a barra de localização para obter mais detalhes.
A janela, que apresenta todos os ficheiros e pastas na pasta actual.
O painel de Locais, que fornece um acesso rápido aos locais marcados como favoritos e aos outros discos e dispositivos.
Se a pesquisa no ambiente de trabalho e a indexação de ficheiros estiverem activas no módulo de Pesquisa do Ambiente de Trabalho no Configuração do Sistema, o painel oferece os itens Gravados Recentemente e permite pesquisar por Documentos, Imagens, Ficheiros de Áudio e Vídeo.
A barra de estado. Mostra o nome, o tamanho e o tipo de ficheiro sob o cursor do rato, ou então a quantidade e tamanho dos ficheiros seleccionados. À direita, existe uma barra de ampliação que permite ajustar o tamanho dos ícones na vista.
O menu (escondido por omissão) oferece o acesso a todos os comandos e opções de configuração. Veja a Referência de Comandos para obter uma lista com todos os comandos. O menu poderá ser activado ou desactivado com a opção (Ctrl+M) do menu ou com o botão de .
Se o menu estiver escondido, todas as suas acções estão disponíveis no botão .
Os painéis adicionais Informação, Pastas e Terminal estão escondidos por omissão; para mais informações, veja os Painéis.

A área mostra todos os ficheiros e pastas na pasta actual. Estes itens podem ser acedidos e manipulados de diversas formas:
Poderá abrir um ficheiro ou pasta se carregar nele com o botão Duplo-click para abrir os ficheiros e pastas esteja activa no Configuração do Sistema, no módulo → .
do rato (ou com um duplo-click, caso a opçãoSe carregar em qualquer item ou na área em branco à volta dos itens com o botão
do rato, irá abrir um menu de contexto que dá acesso a muitas das acções frequentes para o item ou para a pasta actual, respectivamente.Se carregar com o botão Dolphin (ou ainda na mesma janela do Dolphin, caso esteja dividida na horizontal ou vertical, como acontece em baixo) para a mover, copiar ou para criar uma ligação simbólica. Os itens poderão ainda ser largados sobre outra aplicação para os abrir na mesma.
do rato num item, mas não libertar imediatamente o botão, o item poderá ser arrastado e largado noutra pasta da janela actual ou mesmo noutra janela do
O Dolphin recorda o histórico de pastas visitadas. Para voltar para trás ou para a frente no histórico, poderá usar os botões correspondentes na barra de ferramentas:

Os botões e da barra de ferramentas poderão ser usados para navegar pelo histórico.
A barra de ferramentas contém botões para controlar a aparência da janela:

Os botões na barra de ferramentas, que controlam a aparência da janela.
Toda a configuração discutida em baixo e as outras opções respeitantes, isto é, à ordenação dos ficheiros na pasta actual, também poderão ser modificadas no menu e na janela de Propriedades da Vista. Por omissão, estas opções serão recordadas em separado para cada pasta. Este comportamento poderá ser alterado na secção “Geral” da configuração.
Os primeiros três botões da imagem acima mudam entre os vários modos de visualização do Dolphin.
Na vista de , que é a predefinida, os ficheiros serão representados por um ícone que visualiza o tipo do ficheiro, assim como será apresentado um ícone de pasta para as sub-pastas. Os nomes das pastas, ficheiros e itens activados em → aparecem debaixo dos ícones.
Na vista Compacta, mostra o conteúdo da pasta como ícones com o nome ao lado e os itens activados em → por baixo do nome. Os itens são agrupados por colunas, de forma semelhante à vista Curta da janela de ficheiros do KDE.
Na vista de , o conteúdo da pasta é apresentado como uma lista detalhada, a qual contém o nome, o tamanho e a data de modificação de cada item. Poderá adicionar novas colunas, caso carregue num cabeçalho de coluna com o botão do rato.
No menu de contexto da linha do cabeçalho, poderá optar entre uma largura automática ou personalizada para as colunas. A largura automática ajusta a largura de todas as colunas de uma vez, de modo a mostrar o item mais comprido na coluna por completo, excepto a coluna Nome, onde a extensão é substituída por “...”
A ordem das colunas pode ser alteradas se arrastar os cabeçalhos das mesmas, excepto a Nome, que é sempre a primeira coluna nesta janela.
A vista de detalhes permite ver a pasta actual numa organização em árvore, caso as Pastas expansíveis estejam activas: cada sub-pasta da pasta actual poderá ser “expandida” ou “recolhida” se carregar no ícone + ou - ao lado dela.

Todos os modos de visualização suportam o agrupamento pelo tipo de ordenação seleccionado em →
Em todos os modos de visualização, o Dolphin mostra pelo menos um ícone e um nome para cada item. Se usar a opção do menu ou o menu de contexto do cabeçalho no modo de Detalhes, poderá seleccionar mais informações a apresentar para cada item:
, , , , ou .
Dependendo do tipo de ficheiro, poderá seleccionar adicionalmente outros critérios de ordenação:
: Número de palavras e linhas |
: Tamanho e orientação |
: Artista, álbum, duração e faixa |
O submenu permite seleccionar a , , , , ,ou .
Se a estiver activada, os ícones basear-se-ão no ficheiro actual ou no conteúdo da pasta; isto é, para as imagens, será apresentada uma antevisão reduzida da imagem.
Existem diversas formas de seleccionar os itens na janela. Assim que estiver seleccionado um grupo de itens, todas as acções, como o , , e as operações de arrastamento, irão afectar todos os itens seleccionados.
Poderá carregar com o botão Shift estiver carregada, durante o processo de selecção, será mantida a selecção anterior.
do rato num local da janela e desenhar um rectângulo em torno de um grupo de itens, antes de largar o mesmo botão. Isto irá seleccionar todos os itens dentro do rectângulo e irá limpar a selecção anterior. Se a teclaSe mantiver carregada a tecla Ctrl enquanto carregar num item com o botão do rato, o estado de selecção deste item será comutado. Se a tecla Ctrl estiver pressionada enquanto desenha um rectângulo em torno de um grupo de itens, como foi descrito acima, o estado de selecção de todos os itens dentro do rectângulo será comutado.
Se tiver pressionado a tecla Shift, enquanto carrega sobre um item com o botão do rato, todos os itens entre o item carregado anteriormente e o item carregado neste momento serão seleccionados.
Se a opção Mostrar o marcador de selecção estiver activa na página de “Comportamento” da secção Geral da configuração, irá aparecer um pequeno botão + ou - no canto superior esquerdo do item imediatamente sob o cursor do rato. Se carregar neste símbolo, irá marcar ou desmarcar esse item, respectivamente.
Se carregar numa tecla de cursor, no Page Up, no Page Down, no Home ou no End, será seleccionado o novo item actual, cancelando a selecção anterior.
Se tiver pressionado a tecla Ctrl enquanto tiver carregado numa das teclas acima, a selecção ficará inalterada.
Se tiver pressionado a tecla Shift enquanto tiver carregado numa das teclas acima, todos os itens entre o item seleccionado anteriormente e o actual ficarão seleccionados.
Se tiver carregado na combinação Ctrl+Espaço, o estado de selecção do item actual será comutado.
O Ctrl+A selecciona todos os itens na janela.
O Ctrl+Shift+A comuta o estado de selecção de todos os itens da janela.
Seleccione um ficheiro ou pasta, escrevendo as primeiras letras do seu nome, para que seja seleccionado o primeiro item correspondente. Para limpar a selecção e cancelar a pesquisa com o teclado, carregue em Esc ou espere um pouco mais que o tempo-limite de 1 segundo.

A barra de localização, que poderá ser encontrada no topo da janela do Dolphin, mostra a localização da pasta actual. A barra de localização tem dois modos.
No modo de “navegação”, que é o predefinido, cada nome de pasta no caminho da localização da pasta actual é um botão que poderá carregar para abrir rapidamente essa pasta. Para além disso, se carregar no símbolo “>” à direita de uma pasta, irá abrir um menu que permite abrir rapidamente uma sub-pasta dessa pasta.

A barra de localização no modo de navegação.
No modo de navegação, ao carregar na área cinzenta do lado direito do local com o botão “edição”, na qual poderá editar a localização por completo com o teclado. Para voltar para o modo de navegação, carregue na marcação à direita da barra de localização com o botão do rato.
do rato, irá mudar a barra de localização para o modo de
A barra de localização no modo de edição.
Se a barra de localização estiver vazia no modo de edição, irá aparecer uma lista à frente da barra com todos os 'kioslaves' disponíveis no seu sistema. Os 'kioslaves' são programas compilados no KDE que adicionam o suporte para diferentes protocolos como o Dolphin ou outras aplicações do KDE.
Por exemplo, com o 'kioslave' “fish”, o Dolphin pode ser usado para gerir os ficheiros e pastas numa máquina remota que esteja acessível por SSH. Para tal, teria de escrever fish://utilizador@servidor
na barra de localização. Poderá ser feita uma gestão de ficheiros remotos semelhantes em máquinas que estejam acessíveis pelos protocolos FTP, NFS, SFTP, SMB (CIFS) ou WebDAV.
Também é possível usar a lista de 'kioslaves' para aceder ao Configuração do Sistema, aos tipos de letra, ao caixote do lixo e a outros programas e dispositivos ligados ao seu computador. Veja a lista para conhecer todas as capacidades disponíveis pelos 'kioslaves' no seu sistema.

A lista dos 'kioslaves' disponíveis.
Se o painel de Locais está escondido; em ambos os modos, aparece um ícone adicional à frente da localização. Poderá carregar no ícone com o botão do rato para abrir um menu que oferece o acesso rápido aos “locais” e aos dispositivos de armazenamento. Poderá adicionar e editar locais; veja a secção acerca do Painel de Locais para saber mais detalhes.

O menu de contexto da barra de localização oferece acções para mudar de modo e para copiar e colar a localização com a área de transferência. Assinale a última opção neste menu de contexto para mostrar a localização completa, a começar pela pasta de topo do sistema de ficheiros, ou para mostrar a localização a começar no item de locais actual.


O Dolphin permite colocar um conjunto de painéis no espaço de trabalho. Estes poderão ser activados na opção → . Os que forem escolhidos poderão ser arrastados pela janela, carregando e arrastando o título do painel, desde que desbloqueados.
O painel de Locais aparece à esquerda da janela por omissão, sendo que este mostra todos os locais que tiver marcado como favoritos. Mostra também todos os dispositivos de armazenamento ligados ao computador, os itens acedidos recentemente e permite pesquisar por certos tipos de ficheiros. A ordem desses elementos poderá ser alterada por arrastamento.
A forma mais simples de adicionar uma pasta ao painel de Locais é arrastá-la e largá-la nesse painel. Para além disso, poderá carregar dentro do painel com o botão do rato e escolher a opção no menu de contexto. O primeiro procedimento cria um favorito a nível do sistema, enquanto o segundo pode ser usado para adicionar a localização actual da barra de localização ou de outra pasta ou dispositivo desejado. Abre-se uma janela onde a legenda, a localização e o ícone poderão ser alterados e a utilização deste item poderá ser restrita ao Dolphin.
Se carregar com o botão
do rato, irá abrir o menu de contexto para editar, adicionar, esconder ou remover os elementos e mudar o tamanho dos ícones para um dos valores predefinidos ou bloquear/desbloquear os painéis.O menu de contexto tem uma acção para abrir o elemento numa página nova. Os dispositivos podem ser desmontados a partir do menu de contexto.
O painel de Informação mostra dados extendidos acerca dos itens seleccionados, incluindo o seu tamanho, tipo e data da última modificação. A informação também inclui uma grande antevisão do ficheiro seleccionado. Poderá também atribuir uma classificação, marcas de identificação e comentários ao mesmo.
O painel de Pastas mostra uma estrutura em árvore do sistema de ficheiros. Só apresenta as pastas. Ao seleccionar uma pasta com o botão do rato, a área principal do Dolphin muda para apresentar o conteúdo da pasta seleccionada.
Este painel mostra um terminal. O terminal abrir-se-á na pasta que se encontra visível na janela do Dolphin. Se mudar de pasta na janela principal do Dolphin, irá mudar a pasta de trabalho do terminal para que continue a corresponder. A mudança de pasta no terminal irá actualizar a janela do Dolphin. O terminal só funciona em dispositivos locais.

Segue-se um conjunto de dicas para poupar tempo na utilização do Dolphin.
Para criar rapidamente um favorito no painel Locais para a pasta actua, carregue com o botão do rato no espaço de trabalho e carregue na opção , no menu de contexto.
O Dolphin é capaz de procurar por ficheiros num sistema de ficheiros e pelo seu conteúdo. Se o Ctrl+F for carregada ou se usar a opção → , a barra de Pesquisa irá abrir já configurada com a pesquisa dentro da pasta actual e das suas sub-pastas.

O Dolphin a efectuar uma pesquisa pelos ficheiros e pelo seu conteúdo.
A pesquisa não faz distinção entre maiúsculas e minúsculas, nem necessita de caracteres especiais envolventes (*xpto*
e xpto
são equivalentes), mas poderá usar caracteres especiais dentro do termo a pesquisar. O *
irá corresponder a um ou mais caracteres, enquanto o ?
só corresponde a um carácter.
Esta funcionalidade pode ser usada com os serviços do Baloo em execução; sem esses serviços, é invocado um KIOSlave para fornecer os resultados da pesquisa.
A opção de Em todo o lado, com o Baloo activo, irá pesquisar em todas as pastas indexadas; sem o Baloo, esta opção inicia a pesquisa a partir da Pasta Pessoal
do utilizador.

A pesquisa com mais opções visíveis do Dolphin.
Use o botão Mais Opções para expandir a barra de Pesquisa. Isto oferece uma forma muito confortável para o utilizador expandir o número de resultados da pesquisa.
Para iniciar uma pesquisa, seleccione um ou mais tipos de ficheiros (Documentos, Áudio, Vídeo, Imagens), um período de tempo e a classificação
Em alternativa, poderá usar estas opções no painel de Locais, em conjunto com a barra de Filtro para procurar ficheiros com o Baloo ou limitar a pesquisa aos ficheiros seleccionados.
Uma forma rápida de montar Dispositivos de Armazenamento é carregar no dispositivo, dentro do painel de Locais. Isto irá montar e abrir o dispositivo no Dolphin.
O Dolphin é capaz de desfazer ou anular as alterações que os utilizadores tiverem feito aos ficheiros. Por exemplo, se um utilizador tiver enviado um ficheiro para o Lixo, o Dolphin consegue desfazer isto e repô-lo na pasta a que pertencia anteriormente. Para anular uma acção, pode fazê-lo com a opção → , isto é Desfazer: Mudar o Nome ou carregando em Ctrl+Z.
O Dolphin é capaz de mudar o nome a um conjunto de ficheiros ao mesmo tempo. Cada ficheiro terá o nome indicado, seguido de um um número correspondente ao número de ficheiros escolhidos para nomeação; isto é Testes 1.png, Testes 2.png, Testes 3.png. Isto é útil quando tiver, isto é, um conjunto de ficheiros de imagens tiradas com uma máquina fotográfica digital.
Se um utilizador quiser mudar o nome a um conjunto de ficheiros, terá primeiro se seleccionar os ficheiros a mudar de nome. Isto poderá ser feito se carregar no botão Ctrl e em cada um dos ficheiros a mudar de nome (ver mais detalhes sobre a selecção de itens em Seleccionar Itens na Janela. O utilizador terá então de abrir a janela de mudança de nome em lote; isto poderá ser feito com a tecla F2 ou com o menu Ficheiro: → .
do rato e arrastar o rato sobre os ficheiros a mudar de nome ou carregando emO utilizador terá então de introduzir o nome que deseja dar aos ficheiros. O carácter # também deverá estar presente dentro do nome. Os ficheiros irão então ter esse nome com um número diferente consecutivo para cada ficheiro, no local em que se encontra o carácter #
.
Se todas as extensões de ficheiros na sua selecção forem diferentes, o nome de todos os ficheiros poderá ser alterado sem usar um #
enquanto preserva as extensões dos ficheiros. Isto é isto é útil para mudar o nome de um ficheiro de vídeo e todos os ficheiros de legendas associados, que por acaso tenham os mesmos nomes de ficheiros, mas extensões diferentes.
Se tiver instalada a aplicação Kompare, podê-la-á usar para ver as diferenças entre dois ficheiros ou pastas.
Deverá primeiro seleccionar os dois ficheiros ou pastas a comparar. Depois, poderá lançar a aplicação Kompare com a opção do menu → . O Kompare irá então abrir com as diferenças encontradas entre os ficheiros ou pastas.
O Dolphin consegue filtrar uma selecção de ficheiros dentro do espaço de trabalho de acordo com um texto específico. Por exemplo, se um utilizador desejar filtrar todos os ficheiros MP3 dentro de uma pasta, poderá filtrar com o texto “.mp3”. Isto iria então filtrar todos os ficheiros que não tivessem “.mp3” no seu nome.
Para filtrar os ficheiros, active primeiro a barra do filtro, quer ao carregar na tecla Ctrl+I ou através da opção → . Para desactivar a barra de filtragem, o utilizador deverá carregar na tecla Esc ou com o botão do rato na opção do menu → .

O Dolphin faz a distinção entre dois tipos de configuração diferentes:
A configuração que afecta o comportamento geral do Dolphin. Esta pode ser definida com a Janela de Preferências.
A configuração que define como é que pode ser apresentado o conteúdo de uma pasta no Dolphin. Esta configuração é chamada de Propriedades da Vista e poderá ser controlada com os botões da barra de ferramentas, através do menu e com a janela das Propriedades da Vista. Na configuração predefinida, as propriedades da vista serão recordadas para cada pasta, mas o Dolphin também pode ser configurado para usar as propriedades comuns a todas as pastas, na secção “Geral” da configuração.
Pode abrir a Janela de Preferências com a opção → do menu da janela principal do Dolphin. A configuração está dividida em vários grupos, os quais poderão ser acedidos ao carregar no ícone correspondente, situado à esquerda da janela.
Todas as definições, excepto as das páginas Arranque e Barra de Estado da página Geral estão partilhadas com o Konqueror no modo de gestão de ficheiros.
Este grupo contém as opções que controlam a aparência do Dolphin no arranque.

Configuração do Arranque na Janela de Preferências do Dolphin.
A Pasta Pessoal é a pasta que é aberta no arranque. A localização da pasta pode ser introduzida directamente ou escolhida numa janela que poderá abrir ao carregar no botão que mostra um ícone de “pasta”. Para além disso, a localização actual ou a localização por omissão (que é a pasta pessoal do utilizador) poderá ser usada como pasta inicial, carregando para tal no botão correspondente.
O Modo de Janela Dividida controla se a janela do Dolphin está dividida no arranque ou não.
A barra de localização editável controla se a barra de localização está no modo editável no arranque. O modo de navegação da barra de localização é usada nos outros casos. Veja a secção acerca da barra de localização para saber mais detalhes sobre os dois modos.
Se a opção Mostrar a localização completa dentro da barra de localização estiver activa, é apresentado o caminho completo da localização actual, no modo de navegação da barra de localização. Caso contrário, aparece uma versão reduzida da localização, caso comece pela localização de um dos locais do painel de Locais.
A opção Mostrar a barra de filtro controla se a barra do filtro é apresentada no arranque ou não. Veja mais detalhes na secção sobre a barra de filtragem.
Este grupo contém opções que controlam o comportamento dos modos de visualização do Dolphin. Os três modos de visualização (Ícones, Detalhes e Compacto) estão acessíveis na barra de páginas do topo.

A Configuração dos Modos de Visualização na Janela de Preferências do Dolphin.
Todos os três modos de visualização têm algumas definições comuns:
Barras que controlam o tamanho dos ícones. Os tamanhos da Predefinição ou Antevisão são usados se estiverem activadas ou não as antevisões, respectivamente. Lembre-se que o tamanho dos ícones poderá ser alterado com a barra de ampliação, na barra de estado, caso a opção correspondente estiver activada na secção “Geral” da configuração.
Uma opção para o tipo de letra usado no modo de visualização: seja ele o tipo de letra do sistema ou um tipo de letra personalizado à sua escolha.
As outras opções na secção de Texto que só se aplicam a um dos modos de visualização são discutidas em baixo.
A Largura controla a largura mínima que está reservada para o texto de um item de ficheiros.
Linhas máximas corresponde ao número máximo de linhas de texto por baixo do ícone.
A Largura máxima controla a largura máxima que está reservada para o texto de um item de ficheiros.
Este grupo contém opções que controlam como funciona a navegação na estrutura de pastas e nos pacotes.

Configuração da Navegação, na Janela de Preferências do Dolphin.
A opção para abrir os itens com um 'click' simples ou duplo é a nível do sistema e pode ser alterada no Configuração do Sistema, assim como no módulo de → .
Os pacotes serão abertos dentro do Dolphin, e não numa aplicação externa, caso tenha a opção Abrir os pacotes como pastas activa.
Se a opção Abrir as pastas durante as operações de arrastamento estiver activa, ao arrastar um item com o rato e passar sobre uma pasta com ele, durante algum tempo, irá abrir essa pasta. Isto permite mover ou copiar os itens rapidamente para pastas que estejam alguns níveis abaixo na hierarquia de pastas.
Este grupo oferece uma selecção de serviços que poderão ser apresentados no submenu de do menu de contexto do Dolphin, o qual aparece ao carregar num ficheiro ou pasta com o botão do rato.

Configuração dos Serviços na Janela de Preferências do Dolphin.
Se usar o , poderá obter menus de serviços adicionais.
Se tiver instalado os 'plugins' do Dolphin para o Bazaar, Mercurial, Git ou o Subversion do módulo 'kdesdk', será apresentado um grupo adicional Sistemas de Controlo de Versões. Se estes 'plugins' forem activados e introduzir uma pasta que esteja sob controlo de versões, o estado da versão (modificada a nível local, actualizada etc.) é indicado através de ícones e terá alguns itens adicionais no menu de contexto, como o Enviar, Actualizar etc.
Na lista de serviços, poderá escolher se os comandos , e são apresentados no menu de contexto.
O Dolphin terá de ser reiniciado para activar as alterações nesta configuração.
Este grupo contém opções que controlam o comportamento do caixote do lixo.

Configuração do Lixo na Janela de Preferências do Dolphin.
Os ficheiros anteriores a um determinado número de dias poderão ser apagados automaticamente.
O tamanho do caixote do lixo poderá ser limitado a uma dada percentagem do tamanho do disco. Se for atingido esse limite, poderá ser emitido um aviso, ou então poderá apagar os ficheiros mais antigos ou maiores automaticamente.
Este grupo contém opções que controlam o comportamento geral do Dolphin. O grupo está ainda mais dividido em quatro sub-grupos que poderá aceder com a barra de páginas no topo.

A Configuração Geral, na Janela de Preferências do Dolphin.
Na secção Ver, poderá configurar se as propriedades da janela são gravadas para cada pasta, ou se é suposto usar propriedades comuns para todas as pastas.
O Modo de Ordenação controla como é que os itens são ordenados na janela. Se a opção Ordenação natural dos itens estiver activa, a ordenação dos três ficheiros de exemplo será
Ficheiro1,
Ficheiro2,
Ficheiro10.
Se esta opção estiver desligada, será usada a ordenação alfabética normal (com ou sem distinção de maiúsculas/minúsculas), o que conduz à seguinte ordenação
Ficheiro1,
Ficheiro10,,
Ficheiro2.
Ao passar o cursor do rato sobre um ficheiro ou pasta com o rato, irá aparecer uma pequena janela com informações acerca dele, logo a seguir a ela, caso esteja a opção Mostrar as dicas esteja activa.
A opção Mostrar o marcador de selecção mostra um pequeno botão ou por cima do ícone de um item, caso o cursor do rato passe sobre esse item. Estes botões poderão ser usados para marcar ou desmarcar o item.
Active a Mudança de nome incorporada para usar este modo, caso só esteja um item seleccionado de momento. Se esta opção estiver desactivada, ou se estiverem seleccionados vários itens, será apresentada uma janela para efectuar essa mudança.
Nesta página, poderá configurar para que tipos de ficheiros serão apresentadas as antevisões. Para além disso, poderá também definir o tamanho máximo dos ficheiros para os quais são geradas as antevisões.
Se estiverem activadas as antevisões para as pastas, poderá ver as antevisões de alguns ficheiros dentro da pasta, dentro do ícone de uma pasta.
Na secção Pedir a Confirmação, poderá activar ou desactivar algumas janelas de aviso que aparecem antes de efectuar determinadas acções que possam ser consideradas perigosas.
Atenção
As definições de confirmação das opções Enviar ficheiros ou pastas para o lixo e Remover ficheiros ou pastas afectam as operações com ficheiros no Dolphin, Konqueror, Gwenview e todas as aplicações do KDE que usam a janela de selecção de ficheiros predefinida do KDE, enquanto o Fechar as janelas do Dolphin com várias páginas é uma definição específica do Dolphin.
Nesta página, poderá activar alguns itens adicionais para a barra de estado, desde que a mesma seja suficientemente larga:
Uma barra de ampliação, a qual poderá usar para alterar rapidamente o tamanho dos ícones.
Uma barra que mostra quanto espaço livre existe na unidade actual.

As seguintes opções controlam como o conteúdo de uma pasta é apresentada numa janela do Dolphin, sendo guardadas por cada pasta por omissão:
O modo de visualização (Ícones, Compacto, Detalhes)
A ordenação dos itens, que é definida pelo sentido da ordenação (ascendente, descendente) e pelo atributo (como o nome, tamanho, ...) pelo qual são ordenados os itens
Ordenação das pastas e ficheiros – as pastas são ou não apresentadas em primeiro lugar?
Antevisões – será que são apresentadas em vez dos ícones (com base nas definições escolhidas na página de Antevisões da configuração geral do Dolphin) ou não?
Será que os itens são reunidos em grupos nas janelas?
Serão os ficheiros escondidos apresentados?
Que informações adicionais (para além do nome) são apresentadas na área de Ícones ou Detalhes?
As propriedades de visualização poderão ser configuradas no menu , podendo algumas delas também ser alteradas com os botões da barra de ferramentas.

A Janela de Propriedades da Vista.
A janela de Propriedades da Janela poderá ser usada para modificar rapidamente diversas propriedades da janela, logo de uma vez. Isto é feito para a pasta actual, para esta e para todas as sub-pastas ou mesmo para todas as pastas em conjunto, dependendo da escolha feita na secção Aplicar as Propriedades da Janela A.
Se a opção Usar estas propriedades da vista por omissão estiver activa, as propriedades da janela também serão usadas para todas as pastas que não tenham ainda personalizado as suas propriedades.

Por omissão, a barra de menu não aparece. Todas as acções aqui descritas podem ser acedidas com os botões da barra de ferramentas ou com os itens do menu ou da barra de ferramentas de .
- →
Cria um novo objecto na pasta actual (como uma pasta ou um ficheiro de texto).
Poderá encontrar uma explicação de todos os objectos disponíveis no manual do Konqueror no capítulo Criar um Novo.
- → (Ctrl+N)
Abre uma janela nova do Dolphin.
- → (Ctrl+T)
Abre uma página nova.
- → (Ctrl+W)
Fecha a página actual.
- → (Ctrl+Shift+T)
Volta a abrir a última página fechada.
- → (F2)
Muda o nome do item seleccionado de momento de forma incorporada. Abre a janela de mudança de nome em lote se tiver seleccionado vários itens.
- → (Del)
Envia os itens seleccionados para o lixo.
- → (Shift+Del)
Apaga os itens seleccionados de momento. Os itens não são enviados para o lixo e, deste modo, não os poderá recuperar.
- → (Alt+Return)
Mostra a janela de propriedades para os itens seleccionados de momento.
- → (Ctrl+Q)
Sai do Dolphin.
- → (Ctrl+Z)
Anula a última acção efectuada pelo Dolphin.
- → (Ctrl+X)
Corta os itens seleccionados de momento.
- → (Ctrl+C)
Copia os itens seleccionados de momento.
- → (Ctrl+V) ou → ou → ou →
Cola os itens copiados/cortados de momento para a pasta actual. Se a área de transferência não tiver nenhuns ficheiros ou pastas, o seu conteúdo (se for texto ou dados de uma imagem, por exemplo) será colado num ficheiro novo. O nome desse ficheiro tem de ser introduzido numa janela.
- → (Ctrl+F)
Abre a barra de pesquisa. Indique o termo a pesquisar no campo de texto e seleccione para procurar pelo nome do ficheiro ou no seu conteúdo, a partir da pasta actual ou em todo o lado.
- → (Ctrl+A)
Selecciona todos os ficheiros e pastas na pasta actual.
- → (Ctrl+Shift+A)
Selecciona todos os itens não-seleccionados e deselecciona todos os itens seleccionados na pasta actual.
- → (Ctrl++)
Aumenta o tamanho dos ícones na janela.
- → (Ctrl+-)
Diminui o tamanho dos ícones na janela.
- →
Muda o modo de visualização para apresentar os (Ctrl+1), (Ctrl+3) ou (Ctrl+3).
- →
Muda se os itens são ordenados pelo ou outro critério descrito na Informação da Janela.
A opção inverte o sentido da ordenação. O ordena as pastas antes dos ficheiros.
- →
Mostra as informações adicionais descritas em Informação na Janela.
- →
Mostra uma antevisão simbólica do conteúdo do ficheiro nos diferentes modos de visualização.
- →
Mostra o conteúdo da pasta actual agrupado pela opção definida em .
- → (Alt+.)
Mostra todos os ficheiros e sub-pastas escondidos na pasta actual.
- → (F3)
Activa e desactiva o modo de janela dividida.
- → (F5)
Volta a carregar a pasta actual.
- →
Pára o carregamento/leitura do conteúdo da pasta actual.
- →
Activa e desactiva os diferentes painéis: (F9), (F11), (F7), (F4). Com o , o cabeçalho do painel, com o seu título e dois botões, ficará escondido para poupar espaço e os painéis ficarão fixos; com a opção , o mesmo ficará visível e o painel poderá ser movido para a esquerda, para a direita ou mesmo para fora da janela principal.
- → → (F6)
Comuta o modo da barra de navegação entre os dois modos disponíveis: o modo de navegação e o modo de edição.
- → → (Ctrl+L)
Muda a barra de navegação para o modo de edição, se necessário, e selecciona a localização de modo a que possa ser substituída rapidamente.
- →
Abre a janela de Propriedades da Vista.
- → (Alt+Cima)
Muda para a pasta acima da pasta actual.
- → (Alt+Esquerda)
Muda para a pasta anteriormente observada.
- → (Alt+Direita)
Anula uma acção “Recuar”.
- → (Alt+Home)
Muda para a pasta pessoal do utilizador, isto é '/home/Ze'.
- →
Mostra uma lista com as páginas fechadas recentemente, de modo a reabri-las.
- → (Ctrl+I)
Activa e desactiva a barra do filtro.
- → (Shift+F4)
Abre o Konsole dentro da pasta actual.
- →
Compara os ficheiros seleccionados de momento com o Kompare. Esta acção só está activa se tiver dois ficheiros ou pastas seleccionados.
- →
Opta por escolher manualmente a codificação de caracteres usada numa ligação remota.
O Dolphin tem os itens de menu normais do KDE para a e ; para mais informações, leia as secções sobre o Menu Configuração e o Menu Ajuda dos Fundamentos do KDE.

- 5.1. Será que o Dolphin substituiu o Konqueror?
- 5.2. Como é que me posso envolver no desenvolvimento do Dolphin?
- 5.3. Como é que posso enviar relatórios de erros?
- 5.4. Como é que posso enviar pedidos de funcionalidades?
5.1. | Será que o Dolphin substituiu o Konqueror? |
O Dolphin não pretende ser um concorrente para o Konqueror: o Konqueror actua como um visualizador universal que consegue mostrar páginas em HTML, documentos de texto, pastas e tudo o mais, enquanto o Dolphin se foca apenas em ser um gestor de ficheiros. Esta abordagem permite optimizar a interface do utilizador para a tarefa de gestão de ficheiros. | |
5.2. | Como é que me posso envolver no desenvolvimento do Dolphin? |
A forma mais simples de se envolver com o Dolphin é subscrever a lista de correio de desenvolvimento em kfm-devel e enviar um e-mail à mesma. Indique o que pode fazer, quanto tempo poderá dedicar, etc., para que ela lhe possa dizer o que poderá fazer no projecto. Se quiser contribuir para a documentação, envie uma mensagem também para a lista da equipa de documentação em Equipa de Documentação do KDE. | |
5.3. | Como é que posso enviar relatórios de erros? |
O canal oficial para enviar pedidos de funcionalidades é através do sistema de registo de erros do KDE. O sistema de gestão de erros do Dolphin poderá ser encontrado em http://bugs.kde.org. | |
5.4. | Como é que posso enviar pedidos de funcionalidades? |
O canal oficial para enviar pedidos de funcionalidades é através do sistema de registo de erros do KDE. O sistema de gestão de erros poderá ser encontrado em http://bugs.kde.org. |

Dolphin
Programa com 'copyright' 2006–2014 de Peter Penz (peter.penz AT gmx.at)
, Frank Reininghaus (frank78ac AT googlemail.com)
e Emmanuel Pescosta (emmanuelpescosta099 AT gmail.com)
Contribuições:
Cvetoslav Ludmiloff
(ludmiloff AT gmail.com)
Stefan Monov
(logixoul AT gmail.com)
Michael Austin
(tuxedup AT users.sourceforge.net)
Orville Bennett
(obennett AT hartford.edu)
Documentação com 'copyright' 2005 de Peter Penz (peter.penz AT gmx.at)
Documentação com 'copyright' 2006 de Orville Bennett (obennett AT hartford.edu)
Documentação com 'copyright' 2006 de Michael Austin (tuxedup AT users.sourceforge.net)
Documentação com 'copyright' 2009 de Frank Reininghaus (frank78ac AT googlemail.com)
Tradução de José Nuno Pires (zepires AT gmail.com)
A documentação está licenciada ao abrigo da GNU Free Documentation License.
Este programa está licenciado ao abrigo da GNU General Public License.